Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50236

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorSILVA, Luciana Rodrigues Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:50:50Z-
dc.date.available2023-05-16T12:50:50Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.date.submitted2023-04-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50236-
dc.description.abstractO ensino da Biologia pede por inovações metodológicas, aulas unicamente tradicionais não atendem mais as demandas contemporâneas. Essa necessidade de mudanças é potencializada pelas novas dinâmicas de produção e disseminação de informações, desenvolvimento tecnológico e, mais recentemente, pela inviabilidade das atividades presenciais determinada pela pandemia do novo Coronavírus. O uso de recursos digitais, como os aplicativos, torna-se então uma opção mais do que viável por ser uma ferramenta didática acessível, ajustada à realidade dos estudantes e que amplia as possibilidades de interação. A proposta deste trabalho concentra-se na proposição de critérios para seleção, a partir da análise dos instrumentos descritos e indicação de alternativas de implementação em contextos didáticos formais, onde se proponha trabalhar a educação sexual, seguindo os princípios metodológicos das pesquisas exploratórias. O recorte temático considera a necessidade de discutir as questões relacionadas ao longo do processo de escolarização dos adolescentes, em uma perspectiva interdisciplinar e comprometida com a formação cidadã.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquipamentos didáticospt_BR
dc.titleAplicativos como ferramentas de apoio didático para o desenvolvimento do tema sexualidade na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Biology calls for methodological innovations, uniquely traditional classes no longer meet contemporary demands. This need for changes is enhanced by the new dynamics of information production and dissemination, technological development and, more recently, by the unfeasibility of face-to-face activities determined by the new Coronavirus pandemic. The use of digital resources, such as applications, then becomes a more than viable option because it is an accessible didactic tool, adjusted to the reality of the students and which expands the possibilities for interaction. The proposal of this work focuses on proposing selection criteria, based on the analysis of the described instruments and indication of implementation alternatives in formal didactic contexts, where it is proposed to work on sex education, following the methodological principles of exploratory research. The thematic section considers the need to discuss issues related to the adolescents' schooling process, in an interdisciplinary perspective and committed to the formation of citizens.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Luciana Rodrigues Oliveira da.pdf967,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons