Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50224

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Tayana Dias de-
dc.contributor.authorSILVA, Ariel Suellen Nery da-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:19:23Z-
dc.date.available2023-05-16T12:19:23Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.date.submitted2022-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Ariel. A representação da mulher nas letras do brega-funk recifense : uma análise sociocognitivista do discurso. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50224-
dc.description.abstractO ritmo brega é um gênero musical surgido em Recife, Pernambuco. Ele representa identidades e vivências a partir dos locais periféricos da cidade e ficou marcado como um dos mais relevantes no contexto sociocultural de Pernambuco, sendo consolidado como patrimônio imaterial do Estado em 2021. As músicas brega-funk tornaram-se conhecidas nacionalmente a partir do ano 2018 com a banda Loma e as Gêmeas Lacração, sendo um dos subgêneros do ritmo brega. Isso porque mistura o ritmo brega de Recife com o funk carioca, possuindo ritmo e passinho próprios. O que as letras têm em comum é o personagem mulher, envolvendo dança e sexo. Considerando a temática dessas letras, este presente trabalho objetiva identificar os elementos linguístico-discursivos que sustentam a representação social da mulher da periferia nas letras musicais do brega-funk recifense, destacando como o machismo opera por meio dessa representação. Utilizando a Teoria da Representação Social (TRS), de Moscovici, com bases teórico-metodológicas na Análise Sociocognitivista do Discurso, de Van Dijk, foram selecionadas e analisadas cinco músicas entre 2018 e 2019, devido à sua importância e alcance nos meios sociais e no YouTube, através do método qualitativo interpretativo. Tendo em vista as análises dessas músicas, foi possível perceber que elas corroboram com os atos de violência e opressão contra a mulher, por meio dos verbos tomar e jogar, e dos adjetivos piranha e safada, por exemplo. Portanto, foi importante identificar como as escolhas desses itens lexicais, a partir do discurso, ratificam práticas sociais sexistas, promovidas pelo machismo, sendo sustentadas por representações que discriminam a mulher e a torna um objeto.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectBrega-funkpt_BR
dc.titleA representação da mulher nas letras do brega-funk recifense : uma análise sociocognitivista do discursopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0523737292428750pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3254086698379178pt_BR
dc.description.abstractxThe brega rhythm is a musical genre that emerged in Recife, Pernambuco. It represents identities and experiences from the suburbs of the city and was marked as one of the most relevant in the sociocultural context of Pernambuco, being consolidated as the intangible patrimony of the State in 2021. The brega-funk songs became nationally known in 2018 with the band Loma e as Gêmeas Lacração, being one of the subgenres of the brega rhythm. That's because it mixes the brega rhythm of Recife with the funk of Rio de Janeiro, creating its own rhythm and dance moves. What the lyrics have in common is the female character, involving dance and sex. Considering the theme of the lyrics, this research aims to identify the linguistic-discursive elements that support the social representation of women from the suburbs in the lyrics of Recife’s brega-funk, highlighting how sexism operates through this representation. Using Moscovici's Social Representation Theory (SRT), with theoretical and methodological bases in Van Dijk's Sociocognitivist Discourse Analysis, five songs released between the years of 2018 and 2019 were selected and analyzed through the interpretive qualitative method, due to their importance and reach in social media and in YouTube. Considering the analysis of these songs, it was possible to see that they corroborate acts of violence and oppression against women, through the verbs “tomar” and “jogar”, and the adjectives “piranha” and “safada”, for example. Therefore, it was important to identify how the choices of these lexical items, based on the discourse, ratify sexist social practices, promoted by sexism, supported by representations that discriminate women and make them objects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ariel Suellen Nery da Silva.pdf387,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons