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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50221

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDINIZ, Paula Rejane Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Priscila Carla da-
dc.date.accessioned2023-05-16T12:10:25Z-
dc.date.available2023-05-16T12:10:25Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationSILVA, Priscila Carla da. Transtorno de ansiedade de separação em adolescentes escolares e os prejuízos no aspecto social. 2023. Dissertação (Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50221-
dc.description.abstractOs transtornos de ansiedade (TA) são uns dos transtornos mentais mais prevalentes na atualidade, sendo responsável por acometer 9,3% da população brasileira. E dentre esses transtornos é o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) um dos mais prevalentes no público infanto-juvenil. O TAS pode ser definido como a presença de medo ou de ansiedade inadequados e excessivos diante de situações que levem a separação real ou imaginária da criança ou adolescente de suas figuras de apego. Essa ansiedade associada aos sintomas somáticos, como dor de cabeça e no estômago são responsáveis por idas frequentes ao médico e consequentemente falta escolar, resultando em indivíduos com baixa autoestima, introspectivos e que buscam o isolamento social. Contudo, a interação social é considerada uma necessidade humana básica, sendo essencial o seu desenvolvimento, especialmente na adolescência, visto que, a interação social nessa etapa do crescimento é essencial para o aperfeiçoamento de habilidades necessárias para a desenvolvimento de um adulto saudável. Nesse contexto, o presente trabalho buscou investigar a presença de sinais e sintomas do Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) e a presença de prejuízos na interação social em adolescentes escolares. Essa investigação foi realizada através da análise de dados secundários originados na tese de doutorado da Dra. Elisabeth Cruz (2017). Foram analisadas as respostas das subseções problemas de conduta, problemas de relacionamento com colegas e comportamento pro-social de 315 adolescentes escolares, assim como os dados da subseção A do DAWBA. 67,9% dos adolescentes apresentavam sinais e sintomas de TAS. Foi encontrada uma associação entre apresentar a sintomatologia indicativa de TAS e o acesso à internet, assim como a considerar a saúde “boa”. E apesar de haver uma associação entre expressar sintomatologia indicativa de TAS e apresentar episódios de raiva, não é possível inferir que expressar essa sintomatologia acarrete prejuízos na interação social desses adolescentes escolares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAnsiedade de Separaçãopt_BR
dc.subjectInteração Socialpt_BR
dc.titleTranstorno de ansiedade de separação em adolescentes escolares e os prejuízos no aspecto socialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCRUZ, Elisabeth Lima Dias da-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0023715845020373pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6032387770807260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamentopt_BR
dc.description.abstractxAnxiety disorders are among the most prevalent mental health conditions today, affecting 9.3% of the Brazilian population. Separation Anxiety Disorder (SAD) is one of the most common anxiety disorders in children and adolescents, characterized by excessive fear or anxiety when separated from attachment figures. This can cause somatic symptoms, leading to frequent medical appointments, school absences, and low self-esteem. However, social interaction is critical for healthy development, especially during adolescence. The present study aimed to investigate the presence of SAD symptoms and their impact on social interaction in school adolescents. The study analyzed secondary data from Dr. Elisabeth Cruz's doctoral thesis (2017), including responses from 315 adolescent students' Conduct Problems, Relationship Problems with Peers, and Prosocial Behavior, as well as data from subsection A of the DAWBA. Results showed that 67.9% of the adolescents had signs and symptoms of SAD. The study found an association between SAD symptoms and internet access, as well as considering health as "good." While there was an association between SAD symptoms and episodes of anger, it is unclear if SAD symptoms cause damage to social interaction in these adolescent students.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6983081254064679pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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