Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50217

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWALTER, Roland Gerhard Mike-
dc.contributor.authorSILVA, Camila de Matos-
dc.date.accessioned2023-05-16T11:40:58Z-
dc.date.available2023-05-16T11:40:58Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Camila de Matos. Desaguando “ebós epistemológicos” nos/pelos espaços-ventres: umedecidos pelas águas-grafias nas litera-curas de mulheres negras em diáspora. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50217-
dc.description.abstractEsta pesquisa dedica-se em desenvolver três categorias analíticas espaços-ventres ventres-psiques e psiques-gestacionais - partindo de princípios afrorreferenciados. Também procurou (re) elaborar o conceito oroboro-mnemônico pensado no mestrado. A partir de conceitos da diáspora negra, literatura, psicanálise e das vivências em terreiros de candomblé foi que esta tese foi assentada. Buscou-se ao longo da escrita criar “ebós epistemológicos” (RUFINO, 2019), com o intuito de despachar o “carrego colonial” (SIMAS, RUFINO, 2019), pensando em contra discursos. Ao longo das elaborações de espaços-ventres, ventres-psiques e psiques-gestacionais foram priorizados poemas de mulheres negras, contemporâneas, como Mel Adún, Lívia Natália, Lubi Prates, Vânia Melo, Neide Almeida, Conceição Evaristo, Ryane Leão, Elizandra Souza, Louise Queiroz, porquanto se acredita que tais poemas podem exercer função teórico-líricas. As investigações e aplicações das epistemologias também tiveram como fundamentação o romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, publicado em 2003.Tentamos discutir aspectos estéticos, ideológicos, culturais e psíquicos, nas obras, tendo como pilar o devir ancestral africano e afrodescendente. Para este fim, autores como Leda Maria Martins, bell hooks, Grada Kilombra, Oyèrónkẹ́ Oyewùmí, Patrícia Hill Collins, Denise Botelho, Carla Akotirene, Aldibênia Machado, Reimey Solange, Critian Sales, Isildinha Nogueira, Eduardo Oliveira, Muniz Sodré, Roland Walter, Davi Nunes, Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino etc foram chamados para a ginga. Toda a tese baseia-se em elaborações partindo do conceito da nigeriana Oyèrónkẹ́ Oyewùmí (2017) – em que Oxum é a iyá primordial. Desse modo as construções epistemológicas foram criadas considerando o ventre de Oxum e das iyás ancestres como ventres-psiques, capazes de proporcionar rotas de fuga, de encantamento para a possíveis cura do trauma e, consequentemente, do banzo. Sendo assim, acredita-se que as mulheres negras, na/da/em diáspora, ao escreverem produzem dentro dos espaços-ventres e quando acessam os ventres- psiques, através de suas psiques-gestacionais, cartografam tecnologias ancestrais pelo devir negro, dessa maneira produzem águas-grafias como modos operandi de litera-curas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiáspora negrapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEspaços-ventrespt_BR
dc.subjectOxumpt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.titleDesaguando “ebós epistemológicos” nos/pelos espaços-ventres : umedecidos pelas águas-grafias nas litera-curas de mulheres negras em diásporapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3673808390006845pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7241596526013043pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis research is dedicated to developing three analytical categories — espaços- ventres, ventres-psiques and psiques-gestacionais, based on afro-referenced principles. It also sought to (re)elaborate the oroboro-mnemônico concept thought of in the master’s program. This thesis was structured upon concepts derived from black diaspora, literature, psychoanalysis and experiences lived in candomblé yards. It was also aimed throughout the writing to create “ebós epistemológicos”, with the intent of casting out the “carrego colonial,” thinking of counter speeches. Throughout the elaborations of espaços-ventres, ventres-psiques and psiques-gestacionais, contemporary black women’s poems were prioritized, such as Mel Adún, Lívia Natalia, Lubi Prates, Vânia Melo, Neide Almeida, Conceição Evaristo, Rayane Leão, Elizandra Souza, Louise Queiroz, because it is believed that such poems can perform a theoretical-lyrical function. The investigations and applications of the epistemologies also had as a foundation the novel Ponciá Vivêncio, by Conceição Evaristo. We pursued to discuss aesthetic, ideological, cultural and psychic aspects in these works, having as a basis the african and afro descendant ancestral becoming. To this end, authors like Leda Maria Martins, Bell Hooks, Grada Kilomba, Oyèrónkẹ́ Oyewùmí, Patricia Hill Collins, Denise Botelho, Carla Akotirene, Adilbênia Machado, Reimey Solange, Cristian Sales, Isildinha Nogueira, Eduardo Oliveira, Muniz Sodré, Roland Walter, Davi Nunes, Luiz Antônio Simas and Luiz Rufino were called to the ginga. The entire thesis is based upon elaborations starting from the concept of the Nigerian Oyèrónkẹ́ Oyewùmí – in which Oxum is the primordial iyá. Thus, the epistemological constructions were created considering Oxum’s womb and the iyá ancestors as ventres-psiques, capable of providing escape routes, of enchantment for possible cures for the trauma, and, consequently, of the banzo. Therefore, it is believed that black women, in the/of the/on diaspora, while writing, produce within the espaços- ventres and when they access the ventres-psiques, through their psiques- gestacionais, they chart ancestral technologies through the black becoming, thus constructing águas-grafias as modus operandi for litera-curas.pt_BR
dc.description.abstractxEsto trabajo está devotado a desarrollar tres categorías analíticas: espaços-ventres, ventres-psiques y psiques-gestacionais, con base en principios afro-referenciados. También se buscó reelaborar el concepto oroboro-mnemônico elaborado en la investigación del máster. A partir de conceptos de la diáspora negra, literatura, psicoanálisis y experiencias em los terreiros de candomblé, se elaboró este escrito. Buscamos a lo largo del escrito crear “ebós epistemológicos”, con el objetivo de despachar lo “carrego colonial”, pensando en contradiscursos. A lo largo de las elaboraciones espaços-ventres, ventres-psiques es psiques-gestacionais, se priorizaron poemas de mujeres negras contemporáneas, como Mel Adún, Lívia Natália, Lubi Prates, Vânia Melo, Neide Almeida, Conceição Evaristo, Ryane Leão, Elizandra Souza, Louise Queiroz, porque se cree que tales poemas pueden ejercer función teórico-lírica. Las investigaciones y aplicaciones de las epistemologías también se basaron en romance Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo. Buscamos discutir aspectos estéticos, ideológicos, culturales y psíquicos en las obras, a partir del devenir ancestral africano y afrodescendiente. Para ello, autores como Leda Maria Martins, bell hooks, Grada Kilomba, Oyèrónkẹ́ Oyewùmí, Patrícia Hill Collins, Denise Botelho, Carla Akotirene, Adilbênia Machado, Reimey Solange, Cristian Sales, Isildinha Nogueira, Eduardo Oliveira, Muniz Sodré, Roland Walter, Davi Nunes, Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino etc fueron llamados la ginga. Toda la tesis se basa en elaboraciones a partir del concepto nigeriano de la Oyèrónkẹ́ Oyewùmí – en que Oxum es la iyá primordial. De esta manera, las construcciones epistemológicas fueron creadas considerando el vientre de Oxum y de las iyás ancestros como ventres-psiques, que conducen a rutas de escape, encantamento, para la posible curación del trauma y, como consecuencia, de lo banzo. Por lo tanto, se cree que las mujeres negras, de las/en diáspora, cuando se escriben, producen em los espaços-ventres y cuando acceden los ventres-psiques, a traves de suyas psiques-gestacionais, escriben sobre las tecnologías ancestros por el “devir negro” de esta manera producen águas-grafias como modus operandi de litera-curas.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Camila de Matos Silva.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons