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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPIMENTEL, Carlos Eduardo Pinto-
dc.contributor.authorGOMES, Amanda Caroline de Melo-
dc.date.accessioned2023-05-15T19:22:00Z-
dc.date.available2023-05-15T19:22:00Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50199-
dc.description.abstractA hospitalidade é parte da cadeia produtiva do turismo, e decorre da necessidade humana de locomoção, aliada às viagens de lazer, negócios, religiosas e tantas outras. O mercado hoteleiro é bastante variado e dinâmico, sendo essencial se ter um meio de hospedagem que atenda as necessidades na prestação de um serviço de qualidade. Assim, tornou-se imprescindível o investimento em educação de qualidade no segmento hoteleiro, para atender a uma demanda crescente e cada vez mais exigente A necessidade inicial do mercado por profissionais habilitados para atuarem nos setores, pressionou a oferta de cursos de hotelaria no Brasil, resultando em um aumento de cursos ofertados, em nível técnico e superior, ressaltando a importância de tais profissionais. A educação é fator primordial para o desenvolvimento social e econômico, segundo a Lei número 939.496 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que relata a necessidade de capacitação de alunos para atuação em meios de hospedagem, restaurantes, bares, hospitais e atividades no mercado de eventos, o que levou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a autorizar o funcionamento do Curso de Bacharelado em Hotelaria em 1995. Atualmente, o DHT está vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o aluno de Hotelaria é desafiado a aprender e a executar o conjunto de atividades consideradas imprescindíveis para a operacionalização de uma empresa hoteleira em seus múltiplos e variados aspectos, tais como: hospedagem (recepção, reservas e governança), alimentos e bebidas (restaurantes, bares e cozinha) e administração (marketing, vendas, controladoria, finanças e controles). Um Bacharel em Hotelaria deve ter uma sólida formação interdisciplinar em ciências sociais aplicadas, além de conhecimentos específicos principalmente na área de hospitalidade e áreas relacionadas. Várias habilidades e competências se fazem necessárias para uma boa formação do profissional de Hotelaria. A presente pesquisa tem como objetivo geral, analisar o diferencial existente na formação dos futuros egressos do Curso de Hotelaria da UFPE e como isto pode refletir na atuação desses discentes no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com 41 futuros egressos do Curso de Hotelaria da UFPE, e, apesar de haver algumas críticas sobre algumas características sobre a graduação, predominantemente identificou-se aspectos positivos na percepção dos estudantes pertinente a qualificação na educação e como se torna um diferencial para sua atuação no mercado de trabalho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.titleCurso de hotelaria da UFPE: análise da percepção de futuros egressos acerca do diferencial que possuem para atuação no mercado de trabalhopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7927950632803609pt_BR
dc.description.abstractxHospitality is part of the tourism production chain, and stems from the human need for locomotion, combined with leisure, business, religious and many other trips. The hotel market is quite varied and dynamic, and it is essential to have a means of accommodation that meets the needs in providing a quality service. Thus, investment in quality education in the hotel sector has become essential, in order to meet a growing and increasingly demanding demand. resulting in an increase in the number of courses offered, at a technical and higher level, emphasizing the importance of such professionals. Education is a key factor for social and economic development, according to Law number 939,496 of Guidelines and Bases for Education (LDB), which reports the need to train students to work in lodging facilities, restaurants, bars, hospitals and activities in the event market, which led the Federal University of Pernambuco (UFPE) to authorize the operation of the Bachelor's Degree in Hospitality in 1995. Currently, the DHT is linked to the Center for Applied Social Sciences (CCSA), the Hospitality student is challenged to learn and perform the set of activities considered essential for the operation of a hotel company in its multiple and varied aspects, such as: accommodation (reception, reservations and governance), food and beverages (restaurants, bars and kitchen) and administration (marketing, sales, controllership, finance and controls). A Bachelor of Hospitality must have a solid interdisciplinary background in applied social sciences, in addition to specific knowledge mainly in the field of hospitality and related areas. Several skills and competences are necessary for a good training of the Hospitality professional. This research has the general objective of analyzing the existing differential in the formation of future graduates of the Hospitality Course at UFPE and how this can reflect on the performance of these students in the labor market. To this end, a qualitative survey was carried out with 41 future graduates of the Hospitality Course at UFPE, and, although there was some criticism about some characteristics of graduation, predominantly positive aspects were identified in the perception of students regarding qualification in education and how it becomes a differential for your performance in the labor market.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Hotelariapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-8438-7705pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Hotelaria

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