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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Germannya D'Garcia Araújo-
dc.contributor.authorSANCHEZ PEREZ, Jose Ignacio-
dc.date.accessioned2023-05-15T18:38:44Z-
dc.date.available2023-05-15T18:38:44Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationSANCHEZ PEREZ, José Ignacio. Usabilidade e afetividade: um estudo sobre a qualidade visual e háptica percebida dos produtos utilitários fabricados por impressão 3D FFF por laboratórios independentes através do Design Distribuído. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50197-
dc.descriptionSANCHEZ PEREZ, José Ignacio, também é conhecido em citações bibliográficas por: SANCHEZ, Ignacio.pt_BR
dc.description.abstractA customização de objetos fabricados por manufatura aditiva proporciona prazer ao utilizador, especialmente os desenvolvidos por processo de design em co-criação, ou seja, a participação ativa do usuário durante o processo de design. Entretanto, em alguns casos o produto final resultado desse novo e instigante processo pode despertar emoções negativas a partir da expectativa gerada pelo usuário desse novo método de fabricação. O processo de design em cocriação de produtos é muito comum no Design Distribuído (DD), que é o resultado da interseção de duas tendências globais: o Movimento Maker e a digitalização da disciplina de design. Esta digitalização do design junto com as ferramentas de fabricação digital permitiu a abertura de plataformas virtuais com base na cocriação de produtos e compartilhamento de dados. A novidade do processo de criação livre somada a complexidade dos processos de entendimento entre prosumers, em um contexto em que os laboratórios não possuem as mesmas especificações de máquinas, estão distribuídos em distintos espaços geográficos e os parâmetros técnicos do equipamento podem variar, traz como consequência um panorama suscetível ao acontecimento de falhas, comprometendo a qualidade percebida pelos usuários. A presente pesquisa possui como objetivo geral propor diretrizes para aumentar a qualidade visual e háptica percebida de produtos utilitários fabricados por filamento fundido (FFF) - impressão 3D - em laboratórios de fabricação digital independentes. O método de investigação composto por três macro Fases: [1] Seleção de Arquivos e Laboratórios; [2] Serviço do Laboratório e; [3] Avaliação da qualidade replicou parcialmente o DD através da plataforma makerfind.org. Cada fase foi dividida em etapas, todavia, as etapas da fase 2 não foram avaliadas, por se tratar do serviço do maker em si. Os produtos resultantes deste serviço foram avaliados por especialistas em manufatura aditiva na fase 3. A fase 1 foi dividida nas etapas: Seleção de arquivos; Seleção dos Laboratórios e Avaliação DFAM (método de design para manufatura aditiva). Já a fase 3 foi composta pelas Avaliações Técnica; Virtual e Física. Como resultado da avaliação técnica, apenas dois dos produtos atenderam aos critérios de qualidade propostos no briefing de customização, ambos fabricados por makers que tiveram uma avaliação mediana no teste DFAM. Na avaliação afetiva observou-se uma notável diferença na intensidade dos sentimentos entre os testes virtuais e físicos, pois em alguns casos houve aumento na intensidade durante a manipulação física dos produtos. Por outro lado, quando os produtos cumpriam minimamente as expectativas dos especialistas, a intensidade dos sentimentos não alcançava os níveis máximos da ferramenta Roda das Emoções. Acredita-se que a experiência do usuário especialista contribuiu para a compreensão do funcionamento e das propriedades técnicas do produto influenciando nas respostas afetivas. Por fim, o mapeamento da jornada dos atores durante esse processo de co-criação no DD permitiu elaborar as conclusões e as diretrizes gerais deste estudo que visa aumentar a qualidade percebida dos produtos impressos em FFF por laboratórios independentes, quando o serviço é pensado de forma online com entrega de produto físico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectDesign Emocionalpt_BR
dc.subjectDesign distribuídopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectManufatura Aditivapt_BR
dc.titleUsabilidade e afetividade : um estudo sobre a qualidade visual e háptica percebida dos produtos utilitários fabricados por impressão 3D FFF por laboratórios independentes através do Design Distribuídopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4097723152485351pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237996809524149pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe customization of objects manufactured by additive manufacturing provides pleasure to the user, especially those developed by co-creation design process, that is, the active participation of the user during the design process. However, in some cases the final product resulting from this new and exciting process may arouse negative emotions from the expectation generated by the user of this new manufacturing method. The design process in product co-creation is very common in Distributed Design (DD), which is the result of the intersection of two global trends: the Maker Movement and the digitalization of the design discipline. This digitization of design along with digital fabrication tools has allowed the opening of virtual platforms based on product co-creation and data sharing. The novelty of the free creation process added to the complexity of the processes of understanding between prosumers, in a context where the laboratories do not have the same machine specifications, are distributed in different geographical spaces and the technical parameters of the equipment may vary, brings as a consequence a panorama susceptible to failures, compromising the quality perceived by users. The present research has as a general objective to propose guidelines to increase the perceived visual and haptic quality of utility products manufactured by filament casting (FFF) - 3D printing - in independent digital fabrication laboratories. The research method composed of 3 macro Phases: [i] Selection of Files and Labs; [ii] Lab Service and; [iii] Quality Assessment partially replicated the DD through the makerfind.org platform. Each phase was divided into stages however, the stages of phase 2 were not assessed as it is the maker service itself. The products resulting from this service were evaluated by additive manufacturing experts in phase 3. Phase 1 was divided into the following steps: file selection, laboratory selection, and DFAM (design method for additive manufacturing) evaluation. Phase 3 was composed of the Technical, Virtual, and Physical Evaluations. As a result of the technical evaluation, only two of the products met the quality criteria proposed in the customization briefing, both manufactured by makers who had a median evaluation in the DFAM test. In the affective evaluation we observed a notable difference in the intensity of feelings between the virtual and physical tests, because in some cases there was an increase in intensity during the physical manipulation of the products. On the other hand, when the products minimally met the experts' expectations, the intensity of feelings did not reach the maximum levels of the Wheel of Emotions tool. It is believed that the expert user experience contributed to the understanding of the functioning and technical properties of the product influencing the affective responses. Finally, the mapping of the actors' journey during this co-creation process in the DD allowed to elaborate the conclusions and the general guidelines of this study that aims to increase the perceived quality of products printed in FFF by independent laboratories, when the service is thought in the online form with physical product delivery.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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