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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50182

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dc.contributor.advisorHAMLIN, Cynthia de Carvalho Lins-
dc.contributor.authorALMEIDA, Samara Maria de-
dc.date.accessioned2023-05-15T16:15:47Z-
dc.date.available2023-05-15T16:15:47Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.citationALMEIRA, Samara Maria de. Poéticas da resistência: um estudo sobre “agência” e “poder” nas práticas de diretoras de cinema de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50182-
dc.description.abstractNesta dissertação, o trabalho de direção cinematográfica é analisado a partir da perspectiva de mulheres diretoras. Assim como ocorre em outras áreas, uma divisão do trabalho baseada em desigualdades de gênero coloca essas mulheres em desvantagem em relação aos diretores homens. No entanto, as mulheres continuam fazendo cinema e imprimindo sentidos e significados neste universo. O meu objetivo foi compreender como as diretoras que estão inseridas em relações de poder amplamente desiguais no mundo da arte contornam os obstáculos gerados pelas desigualdades de gênero, enfatizando as formas de resistência engendradas por elas como resposta a uma estrutura marcada por relações assimétricas de poder. A discussão teórica desta pesquisa se apoia em dois eixos principais: na teoria praxiológica da antropóloga cultural Sherry B. Ortner, segundo a qual todos os indivíduos são dotados de capacidade de agência e de poder, e na abordagem sociológica de Howard S. Becker e Nathalie Heinich, que nos fornecem pistas importantes para a compreensão do contexto em que essas práticas ocorrem: o mundo da arte. A pesquisa de campo foi realizada na cidade do Recife, com quatro cineastas de diferentes gerações do cinema, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, utilizando-se de técnicas relativas à metodologia qualitativa. Os resultados indicam formas de resistência individuais e coletivas. As diretoras percebem o trabalho de direção como uma atividade que envolve poder, liderança, orquestração de equipe e criatividade. Elas têm dificuldade de se identificarem como pura e simplesmente diretoras e reconhecem o machismo nesta atividade. Suas práticas e respostas em relação às tensões geradas pelo machismo indicam uma capacidade de agência ativa visando a superação das desigualdades em curso, criando estratégias de redefinição de suas equipes e projetos que priorizem a inclusão de mulheres, se articulando com grupos e coletivos de mulheres e travando enfrentamento direto em situações de machismo dentro do set de filmagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinema e mulherespt_BR
dc.subjectDiretoras e produtoras de cinemapt_BR
dc.titlePoéticas da resistência : um estudo sobre “agência” e “poder” nas práticas de diretoras de cinema de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2021852671217754pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6056871362284299pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxIn this dissertation, the work of film production is analyzed from the perspective of female directors. As in other areas, the division of labor based on gender inequalities puts these women at a disadvantage in relation to male directors. However, women continue to make films and to give meaning to this universe. My objective was to understand how these female directors who are inserted in widely unequal power relations in the world of art circumvent the obstacles generated by gender inequalities, emphasizing the forms of resistance engendered by them as a response to a structure marked by asymmetric power relations. The theoretical discussion of this research is based on two main points: the praxeological theory of cultural anthropologist Sherry B. Ortner, according to whom all individuals are endowed with agency and power, and the sociological approach of Howard S. Becker and Nathalie Heinich, who provide us with important clues to understand of the context in which these practices occur: the world of art. The field research was realized in Recife city, with four filmmakers from different generations of cinema, through the application of semi-structured and in-depth interviews, using techniques related to qualitative research methods. The results indicate individual and collective forms of resistance. The female directors perceive the work of directing a film as an activity that involves power, leadership, team planning and creativity. They have difficulty in identifying themselves as simply directors and recognize the machismo in this activity. Their practices and answers in relation to the tensions generated by machismo indicate an active agency capacity aiming the overcoming of the inequalities in course, creating strategies of redefinition of their teams and projects that prioritize the inclusion of women, articulating themselves with groups and collectives of women and combating the situations of machismo inside the movie set.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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