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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50121

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Iracema da Silva-
dc.contributor.authorROSENDO, Isla Naraelly Gonçalves de Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Myllena Carolina Sales da-
dc.date.accessioned2023-05-12T14:27:18Z-
dc.date.available2023-05-12T14:27:18Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.date.submitted2023-05-11-
dc.identifier.citationROSENDO, Isla Naraelly Gonçalves de Moura. SILVA, Myllena Carolina Sales da. Saúde mental de docentes e de pós-graduandos em enfermagem no contexto da pandemia do Coronavirus disease. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50121-
dc.description.abstractO atual cenário pandêmico da COVID-19 que o mundo se encontra, tem causado diversos impactos na saúde mental da comunidade acadêmica, incluindo os discentes de pós-graduação e os docentes universitários. Este estudo objetiva analisar a condição de saúde mental de docentes e de pós-graduandos em enfermagem no contexto da pandemia do coronavirus disease. A pesquisa se desenvolveu com 32 docentes e 52 pós-graduandos de Enfermagem da UFPE campus Recife, através de quatro questionários (sociodemográfico, DASS-21, EMC 19 e instrumento sobre a vida acadêmica na pós-graduação), aplicados pelo Google Forms®. O link de acesso ao formulário foi enviado aos docentes e aos discentes através de e-mail eletrônico e de WhatsApp® de maneira individual. Dos docentes, 81,3% eram do sexo feminino, 96,9% tinham acesso à internet em casa, sendo 75% de boa qualidade e 87,1% se adaptaram bem ao formato remoto. Cerca de 34% dos docentes apresentaram algum grau de estresse, 18,7% apresentaram algum grau de ansiedade e 9,4% apresentaram graus de depressão, que variaram entre leve a extremamente severo. A amostra de pós-graduandos foi composta, em sua maioria, por mulheres, casadas ou vivem com companheiro. Constatou-se um alto percentual de estresse (48,1%), de ansiedade (42,3%) e de depressão (48,1%), cujo grau variou de leve a extremamente severo. Os graus severo e extremamente severo destacaram-se em relação ao estresse, e quanto à ansiedade, o grau extremamente severo recebeu destaque. O contexto da pandemia da COVID-19 e as modificações na maneira de ensinar e aprender ocasionaram impactos de graus variados na saúde mental de boa parte do público estudado, acarretando em sintomas depressivos, ansiosos e, principalmente, estressores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectdocentes de enfermagempt_BR
dc.subjecteducação de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.titleSaúde mental de docentes e de pós-graduandos em enfermagem no contexto da pandemia do Coronavirus diseasept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Cândida Maria Rodrigues dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3686223335385214pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5905660012725257pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0211095347273754pt_BR
dc.description.abstractxThe current pandemic scenario of COVID-19 that the world finds itself in has caused several impacts on the mental health of the academic community, including graduate students and university professors. This study aims to analyze the mental health condition of professors and graduate students in nursing at the UFPE in the context of the coronavirus disease pandemic. The research was carried out with 32 professors and 52 graduate students of Nursing at the UFPE Recife campus, through four questionnaires (sociodemographic, DASS-21, EMC-19 and instrument on academic life in graduate school), applied by Google Forms®. The link to access the form was sent individually to teachers and students via email and WhatsApp®. Of the professors, 81.3% were female, 96.9% had internet access at home, 75% of which had good quality and 87.1% adapted well to the remote format. About 34% of the professors had some degree of stress, 18.7% had some degree of anxiety and 9.4% had degrees of depression, which ranged from mild to extremely severe. The sample of graduate students consisted mostly of women, married or living with a partner. There was a high percentage of stress (48.1%), anxiety (42.3%) and depression (48.1%), whose degree ranged from mild to extremely severe. The severe and extremely severe degrees stood out in relation to stress, and as for anxiety, the extremely severe degree was highlighted. The context of the COVID-19 pandemic and the changes in the way of teaching and learning caused impacts of varying degrees on the mental health of a large part of the studied public, resulting in depressive and anxious symptoms and, mainly, stressors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9725232703918718pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7114-1674pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6621-2714pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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