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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Cristiano Alexandre Virgínio-
dc.contributor.authorMELO, Yan Ribeiro de-
dc.date.accessioned2023-05-12T14:23:44Z-
dc.date.available2023-05-12T14:23:44Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-10-
dc.identifier.citationMELO, Yan Ribeiro de. Desenvolvimento e aplicação de política de manutenção oportuna para componente crítico de turbina eólica em plataforma offshore. 2023. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50120-
dc.description.abstractO aumento da preocupação com a emissão dos gases causadores do efeito estufa e o consequente crescimento da utilização de fontes de energia renovável, como a energia eólica, torna evidente a necessidade de estudos voltados aos aspectos de operação e manutenção dos sistemas de turbinas eólicas, que são custosos. É necessário encontrar maneiras eficientes de minimizar os gastos financeiros atribuídos a tais aspectos, que são de fato exorbitantes, principalmente em se tratando de campos offshore. Nesse sentido, o trabalho apresenta contribuições no que tange o planejamento da manutenção desses sistemas por meio do desenvolvimento e aplicação de uma política híbrida de manutenção para auxiliar na definição de estratégias economicamente mais eficientes, buscando também facilitar o seu entendimento e viabilizar uma posterior aplicação desta. A aplicação da modelagem tem como resultado uma política de manutenção para um componente crítico do sistema sob estudo, a caixa de engrenagens, indicando o número de inspeções periódicas a serem realizadas, a abertura da janela para o aproveitamento de oportunidades e a idade de substituição preventiva, para uma taxa de custo mínima, reunindo diferentes ações de manutenção como a inspeção, substituição preventiva, corretiva e oportuna, com grande flexibilidade em sua estrutura e considerando diversos aspectos que são comumente negligenciados na literatura. Para compor os resultados, foi realizada uma análise de sensibilidade dos parâmetros de entrada, como dos custos das ações de manutenção e da taxa de oportunidades aproveitadas pelo sistema. Assim foi observado um grande benefício financeiro gerado pelas ações oportunas. Além disso, um estudo comparativo é feito para casos especiais da política de manutenção proposta, tornando possível o posicionamento da aplicação deste trabalho diante de outras aplicações presentes na literatura. É observado que a aplicação da política de manutenção atribuída ao componente crítico sob estudo promove a redução de aproximadamente 21% da taxa de custo de manutenção.pt_BR
dc.format.extent84 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas geograficamente distribuídospt_BR
dc.subjectTurbina eólica offshorept_BR
dc.subjectCaixa de engrenagempt_BR
dc.subjectManutenção oportunapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicação de política de manutenção oportuna para componente crítico de turbina eólica em plataforma offshorept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8164635759583073pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312739422908628pt_BR
dc.description.abstractxThe increasing concern over greenhouse gas emissions and the consequent growth of renewable energy sources, such as wind energy, make it evident the need for studies focused on the operation and maintenance aspects of wind turbine systems, which are costly. It is necessary to find efficient ways to minimize the financial expenses attributed to such aspects, which are indeed exorbitant, especially when it comes to offshore fields. In this sense, the study presents contributions regarding the maintenance planning of these systems through the development and application of a hybrid maintenance policy to assist in defining more economically efficient strategies, also seeking to facilitate their understanding and enable a subsequent application of it. The modeling application results in a maintenance policy for a critical component of the system under study, the gearbox, indicating the number of periodic inspections to be performed, the opening of the window for the use of opportunities, and the age of preventive replacement, for a minimum cost rate, gathering different maintenance actions such as inspection, preventive, corrective and opportunistic replacement, with great flexibility in its structure and considering various aspects that are commonly neglected in the literature. To compose the results, a sensitivity analysis of input parameters was performed, such as maintenance action costs and the rate of opportunities used by the system. Thus, a great financial benefit generated by opportunistic actions was observed. In addition, a comparative study is made for special cases of the proposed maintenance policy, making it possible to position the application of this work in relation to other applications present in the literature. It is observed that the application of the maintenance policy attributed to the critical component under study promotes a reduction of approximately 21% in the maintenance cost rate.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6487-8742pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção

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