Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50098

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Amilcar Almeida-
dc.contributor.authorSILVA, Wesley Ruhan Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-05-11T17:56:20Z-
dc.date.available2023-05-11T17:56:20Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-11-
dc.identifier.citationSILVA, Wesley Ruhan Cavalcante. Tradição e Modernidade no Recife dos Anos 1920: uma análise do figurino do filme A Filha do Advogado (1926). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50098-
dc.description.abstractAs produções audiovisuais estão repletas de personagens cuja caracterização é um elemento fundamental para a construção das narrativas. Tal caracterização extrapola a linguagem verbal e produz significados por meio de elementos não verbais, como os planos, movimentos de câmera e o figurino. Este trabalho apresenta uma análise do figurino de duas personagens do filme produzido no Ciclo do Recife, A Filha do Advogado (1926), com o intuito de identificar aspectos entre tradição e modernidade que se instauraram no Recife dos anos 1920. Portanto, foi utilizado como método o protocolo de análise de imagens de moda proposto por Bezerra e Miranda (2014), que visa mapear e interpretar as cenas a partir de alguns elementos pré-determinados. Após a etapa de análise, verificou-se de que maneira os figurinos contribuem para a construção da narrativa, mas também o que podem nos dizer como documentos sobre a cultura e a moda no Recife dos anos 1920.pt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectCiclo do Recifept_BR
dc.titleTradição e modernidade no Recife dos anos 1920: uma análise do figurino do filme A Filha do Advogado (1926)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5414117519234629pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8461401132385202pt_BR
dc.description.abstractxAudiovisual productions are full of characters whose characterization is a fundamental element for the construction of narratives. Such characterization extrapolates the verbal language and produces meanings through non-verbal elements, such as shots, camera movements and costumes. This paper presents an analysis of the costumes of two characters from the film produced in the Recife Cycle, A Filha do Advogado (1926), in order to identify aspects between tradition and modernity that were established in the Recife of the 1920s. Therefore, it was used as a method the fashion image analysis protocol proposed by Bezerra and Miranda (2014), which aims to map and interpret the scenes from some predetermined elements. After the analysis step, it was verified how the costumes contribute to the construction of the narrative, but also what they can tell us as documents about culture and fashion in Recife of the 1920s.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Modapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wesley Ruhan Cavalcante Silva.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons