Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50031

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Betânia e-
dc.contributor.authorSANTOS, Giovanna Campos Pedrosa-
dc.date.accessioned2023-05-10T13:58:38Z-
dc.date.available2023-05-10T13:58:38Z-
dc.date.issued2023-04-13-
dc.date.submitted2023-04-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Giovanna Campos Pedrosa. O desenho na infância : a influência das animações. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50031-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a relação entre o desenho na infância e filmes animados infantis. De que forma a animação pode vir a influenciar o interesse inicial pela prática do desenho no período da infância? E, consequentemente, como acaba por influir nos aspectos constitutivos da criação e da prática artística? Ademais: questiona se esse processo pode vir a afetar também a vida adulta? O trabalho traça uma linha cronológica e se fundamenta nos estudos sobre a história da animação mundial, incluindo os primeiros passos da animação brasileira, visando compreender como as animações chegaram nos meios de distribuição e se popularizaram entre as crianças brasileiras. Discute-se, assim, sobre o desenho e sua influência no processo criador. Além de minha própria experiência, relatada no texto, foram feitas entrevistas com três estudantes (entre 21 e 23 anos) que estão atualmente cursando o Ensino Superior, para entender mais especificamente como as animações afetaram nosso interesse pelo desenho e como isso se desdobrou até a vida adulta. Buscou-se perceber também o contexto de como era o acesso a esse tipo de mídia e seus gostos durante o período da infância dos entrevistados. Em função disso, foi realizada uma análise correlacionando e contextualizando as entrevistas com as conexões que a animação faz nos processos criativos e desenhos. Por fim, foi discutido a importância que o desenho tem no processo de desenvolvimento motor e cognitivo infantil.pt_BR
dc.format.extent80f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.titleO desenho na infância : a influência das animaçõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2262972424825267pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531466233320912pt_BR
dc.description.abstractxThe present work addresses the relationship between drawing in childhood and children's animated films. How can animation come to influence the initial interest in the practice of drawing in childhood? And, consequently, how does it end up influencing the constitutive aspects of creation and artistic practice? Furthermore: how can this process also affect adult life? The work traces a chronological line and is based on studies on the history of world animation, including the first steps of Brazilian animation, aiming to understand how animations arrived in the means of distribution and became popular among Brazilian children. Thus, drawing and its influence on the creative process are discussed. In addition to my own experience, reported in the text, interviews were conducted with three students (between 21 and 23 years old) who are currently studying Higher Education, to understand more specifically how animations affected our interest in drawing and how this unfolded to adulthood. We also sought to understand the context of what access to this type of media was like and their tastes during the childhood period of the interviewees. Finally, an analysis was carried out correlating and contextualizing the interviews with the connections that animation makes in the creative processes and drawings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Giovanna Campos Pedrosa Santos.pdf6,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons