Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50031
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Betânia e | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Giovanna Campos Pedrosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T13:58:38Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T13:58:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Giovanna Campos Pedrosa. O desenho na infância : a influência das animações. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50031 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a relação entre o desenho na infância e filmes animados infantis. De que forma a animação pode vir a influenciar o interesse inicial pela prática do desenho no período da infância? E, consequentemente, como acaba por influir nos aspectos constitutivos da criação e da prática artística? Ademais: questiona se esse processo pode vir a afetar também a vida adulta? O trabalho traça uma linha cronológica e se fundamenta nos estudos sobre a história da animação mundial, incluindo os primeiros passos da animação brasileira, visando compreender como as animações chegaram nos meios de distribuição e se popularizaram entre as crianças brasileiras. Discute-se, assim, sobre o desenho e sua influência no processo criador. Além de minha própria experiência, relatada no texto, foram feitas entrevistas com três estudantes (entre 21 e 23 anos) que estão atualmente cursando o Ensino Superior, para entender mais especificamente como as animações afetaram nosso interesse pelo desenho e como isso se desdobrou até a vida adulta. Buscou-se perceber também o contexto de como era o acesso a esse tipo de mídia e seus gostos durante o período da infância dos entrevistados. Em função disso, foi realizada uma análise correlacionando e contextualizando as entrevistas com as conexões que a animação faz nos processos criativos e desenhos. Por fim, foi discutido a importância que o desenho tem no processo de desenvolvimento motor e cognitivo infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 80f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.title | O desenho na infância : a influência das animações | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2262972424825267 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0531466233320912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work addresses the relationship between drawing in childhood and children's animated films. How can animation come to influence the initial interest in the practice of drawing in childhood? And, consequently, how does it end up influencing the constitutive aspects of creation and artistic practice? Furthermore: how can this process also affect adult life? The work traces a chronological line and is based on studies on the history of world animation, including the first steps of Brazilian animation, aiming to understand how animations arrived in the means of distribution and became popular among Brazilian children. Thus, drawing and its influence on the creative process are discussed. In addition to my own experience, reported in the text, interviews were conducted with three students (between 21 and 23 years old) who are currently studying Higher Education, to understand more specifically how animations affected our interest in drawing and how this unfolded to adulthood. We also sought to understand the context of what access to this type of media was like and their tastes during the childhood period of the interviewees. Finally, an analysis was carried out correlating and contextualizing the interviews with the connections that animation makes in the creative processes and drawings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Giovanna Campos Pedrosa Santos.pdf | 6,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons