Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50030
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do | - |
dc.contributor.author | LIMA, Stefany Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T13:55:19Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T13:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Stefany Lopes de. Cores e Valores : graffiti e arte/educação periférica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50030 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como foco de investigação o graffiti enquanto linguagem e sua relação com a arte/educação em espaços culturais periféricos. Ela foi realizada a partir das vivências compartilhadas coletivamente no Núcleo de Hip Hop Zumaluma, em Embu das Artes (SP), e, posteriormente, no Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, em Recife (PE). Assim, busca compreender alguns atravessamentos artísticos, educativos e sociais de/entre ambos para a juventude participante das oficinas de graffiti e seus respectivos territórios, contribuindo para ampliação das perspectivas de criação - de artes e mundos - e apropriação de suas narrativas nas ruas e no espaço urbano. Composta por uma abordagem que visa evidenciar elementos presentes no imaginário e cotidiano negro periférico, este trabalho costura analogias com a obra dos Racionais MC’s e o pensamento mítico-simbólico da cosmovisão yorubá, preservada na cultura afro-brasileira, principalmente nos terreiros de candomblé através do culto aos orixás. Considerando que os modos hegemônicos de pensar e fazer arte no Brasil foram estruturados em bases coloniais, o esforço é no sentido de problematizar essa construção e propor um outro olhar, colocando nossas vivências como referência, sem a intenção de inventar a roda ou a captura rígida de certezas, mas de fazer um giro de possibilidades nas tantas encruzilhadas de sensibilidades e conhecimentos cultivados nas ruas e quebradas. | pt_BR |
dc.format.extent | 114f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Graffiti | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Juventude negra e periférica | pt_BR |
dc.title | Cores e Valores : graffiti e arte/educação periférica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9104458058974879 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3317479462307817 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Stefany Lopes de Lima.pdf | 11,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons