Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50001

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Lourival de Holanda-
dc.contributor.authorSILVA, Camila Geovanna Alves da-
dc.date.accessioned2023-05-09T17:58:34Z-
dc.date.available2023-05-09T17:58:34Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.date.submitted2023-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Geovanna Alves da. Autoficção, duplo e Orientalismo em Aziyadé, de Pierre Loti. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50001-
dc.description.abstractNeste Trabalho de Conclusão de Curso, proponho uma análise das correlações entre orientalismo, duplo e o dispositivo da autoficção no livro Aziyadé (1879), do escritor francês Pierre Loti. No primeiro momento, promovo uma revisão das teorias da autoficção, de acordo com as teorizações de Faedrich (2022), e seus possíveis usos na análise da obra (auto)ficcional de Pierre Loti, elucidando as correlações entre forma literária, discurso colonial e ideologia dominante, embasando meu referencial teórico nos escritos de Said (2007). Em seguida, admitindo a produtividade dos sistemas hegemônicos no processo que vai da criação artística ao objeto estético, revisito a fortuna crítica da obra do referido autor a fim de compreender a recepção do discurso colonial nos textos referenciais e (auto)ficcionais. Finda a contextualização, elucido minha metodologia de estudo, calcada nas teorias da recepção e de interpretação e análise dos textos literários, notadamente representadas, aqui, respectivamente pelos trabalhos de Wolfgang Iser (1996) e Antoine Compagnon (2010). Em seguida, apresento a análise do livro Aziyadé (1879), de Pierre Loti, focalizando os aspectos da superestrutura representada que contribuem para o jogo dos sentidos produzidos nas dependências do texto literário. Para tanto, sustento minhas compreensões nas teorias culturais de Bhabha (2013), nas análises do discurso orientalista propostas por Said (2007) e na teoria da biopolítica formulada por Foucault (1999).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPierre Lotipt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectRomance colonialpt_BR
dc.subjectFicção francesapt_BR
dc.titleAutoficção, duplo e Orientalismo em Aziyadé, de Pierre Lotipt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLOPEZ, Anna Faedrich Martins-
dc.contributor.authorLatteshttps://orcid.org/0000-0003-4687-9498pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2859455583479309pt_BR
dc.description.abstractxIn this Monograph, I propose an analysis of the correlations between orientalism, double and the autofictional dispositive in the novel Aziyadé (1879), by the French writer Pierre Loti. At first, I review the theories of self-fiction, according to Faedrich's theories (2022), and their possible uses in the analysis of Pierre Loti's (self)fictional work, elucidating the correlations between literary form, colonial discourse and ideology dominant, basing my theoretical framework on the writings of Said (2007). Then, admitting the productivity of hegemonic systems in the process that goes from artistic creation to the aesthetic object, I revisit the critical fortune of the author's work in order to understand the reception of the colonial discourse in referential and (self)fictional texts. After the contextualization, I elucidate my study methodology, based on theories of reception and interpretation and analysis of literary texts, notably represented here, respectively, by the works of Wolfgang Iser (1996) and Antoine Compagnon (2010). Then, I present the analysis of the book Aziyadé (1879), by Pierre Loti, focusing on the aspects of the represented superstructure that contribute to the game of meanings produced in the literary text's dependencies. To do so, I support my understandings in the cultural theories of Bhabha (2013), in the analyzes of the orientalist discourse proposed by Said (2007) and in the theory of biopolitics formulated by Foucault (1999).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2201971887420544pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Camila Geovanna Alves da Silva.pdfTCC Camila Geovanna Alves da Silva327,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons