Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49991

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Stephane Bianca de Lima-
dc.date.accessioned2023-05-09T14:23:46Z-
dc.date.available2023-05-09T14:23:46Z-
dc.date.issued2023-04-11-
dc.date.submitted2023-05-03-
dc.identifier.citationGonçalves, Stephane Bianca de Lima. Consumo de alimentos orgânicos no Agreste Pernambucano: uma análise das variantes que caracterizam a cultura na região. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49991-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre o consumo de alimentos orgânicos na região do Agreste Pernambucano. Buscando disseminar essa temática, o presente estudo tem como principal objetivo analisar os fatores determinantes do consumo de alimentos orgânicos na região do Agreste Pernambucano. A fim de identificar quais os fatores determinantes do consumo local destes alimentos, buscou-se analisar os seus consumidores e suas percepções. A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa com aplicação de entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foram realizadas ao todo sete entrevistas com consumidores da região do Agreste Pernambucano. Os dados obtidos mostram que a região possui particularidades motivantes ao consumo, como o cuidado com o pequeno produtor e a com a economia local. Essa característica também é fortalecida por meio das relações interpessoais criadas com os produtores/vendedores que, segundo os resultados da pesquisa, é também um fator decisivo para compra desses alimentos. Além disso, a busca por saúde, o cuidado com o meio ambiente e o sabor característico dos alimentos orgânicos também são fatores motivantes para a compra. Para além dos fatores motivantes, foi possível também delimitar características regionais que desmotivam a busca por esses alimentos, como a falta de informações acerca dos produtos e a falta de incentivo por meio dos tomadores de decisão e das redes midiáticas.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgrestept_BR
dc.subjectConsumo de orgânicospt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subjectMotivaçõespt_BR
dc.titleConsumo de alimentos orgânicos no Agreste pernambucano: uma análise das variantes que caracterizam a cultura na região.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6875109353156568pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a study on the consumption of organic foods in the Agreste region of Pernambuco. Seeking to disseminate this theme, the main objective of this study is to analyze the determinants of organic food consumption in the Agreste region of Pernambuco. In order to identify the determinants of the local consumption of these foods, we sought to analyze their consumers and their perceptions. The methodological approach used is qualitative with the application of semi-structured interviews, analyzed using the content analysis technique (BARDIN, 1977). A total of seven interviews were conducted with consumers in the Agreste region of Pernambuco. The data obtained show that the region has particularities that motivate consumption, such as care for the small producer and the local economy. This characteristic is also strengthened through the interpersonal relationships created with the producers/sellers which, according to the research results, is also a decisive factor for the purchase of these foods. In addition, the search for health, care for the environment and the characteristic taste of organic foods are also motivating factors for the purchase. In addition to the motivating factors, it was also possible to delimit regional characteristics that discourage the search for these foods, such as the lack of information about the products and the lack of incentives through decision makers and media networks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Stephane Bianca de Lima Gonçalves.pdf432,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons