Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49982
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Mary de Melo Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T12:33:34Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T12:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Mary de Melo Teixeira. Ética e educação na pós-modernidade: cartografando movimentos da docência em matemática e suas relações ao cuidado de si. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49982 | - |
dc.description.abstract | Dialogando com a Filosofia da Diferença, referenciada principalmente por Bauman (1999, 2007, 2011); Deleuze (1990, 1994, 2005), Foucault (1999, 2004, 2006, 2010a) e Rolnik (1989, 1993, 1997, 2011), a presente pesquisa emerge, a partir de um contexto pós-moderno, em que se entrelaçam poder, saber e subjetivação. Nessa conjuntura, poder e saber se fortalecem mutuamente produzindo subjetividades, neste caso nos docentes de matemática, compreendendo um percurso que vai de um histórico de saber inacessível que a matemática possui à atual política pública educacional que preconiza resultados. Tal política pública, repleta de ideias e intencionalidades, envolvem a educação e a docência; fato este que nos impulsionou investigar relações entre a subjetivação docente e a ética na perspectiva foucaultiana. Assim, objetivamos cartografar docentes de matemática em suas condições de trabalho, estabelecendo relações ao cuidado de si e discutindo conceitos envolvidos nessas relações. Situa-se nesta pesquisa a importância da filosofia da diferença como multiplicidade e, portanto, possibilidades ao contexto educacional vivido. O cuidado de si, como autonomia e prática ética de liberdade e a cartografia como meio de representar afetos que se agitam pedindo passagem. Nessa experiência ético-estética, relacionamos os resultados da pesquisa ao sistema solar, entendendo a educação como o sol, elo que une os educadores por objetivos comuns. Relacionamos os docentes aos planetas, ao exercerem movimentos de translação e rotação, respectivamente como submissão institucional e autonomia docente, remetendo este movimento ao cuidado de si, que segundo Foucault envolve conhecer a si, governar-se, exercer-se eticamente. Simultaneamente ao aprofundamento teórico, a pesquisa ocorreu em duas escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, através de encontros entre pesquisadora e quatro professores por escola; posteriormente foram realizadas entrevistas individuais com os oito professores de matemática, para discussão de conceitos e produção de mapas narrativos com base nos temas: educação menor x educação maior, gestão por resultados, padrão e controle externo x multiplicidade e cuidado de si. Dessas produções foram observados os seguintes achados: a) linhas de forças como angústias, frustrações e esgotamentos identificáveis, e representados pelos docentes derivados da tensão entre a educação instituída e a educação vivida; b) subjetivações imperceptíveis decorrentes de capturas pós modernas, pautada por dependência e visão una, passíveis de moldar e limitar o devir docente; c) rotas de fuga e reinvenção docentes em relação a si e a docência. Evidencia-se, portanto, que mesmo perante adversidades, controle e subjetivações indesejadas, há em cada sujeito a capacidade múltipla e singular de mover-se, cuidar-se. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Cuidados - Self (Filosofia) | pt_BR |
dc.title | Ética e educação na pós-modernidade : cartografando movimentos da docência em matemática e suas relações ao cuidado de si | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1449821085310233 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dialoguing with the Philosophy of Difference, referenced mainly by Bauman (1999, 2007, 2011); Deleuze (1990, 1994, 2005), Foucault (1999, 2004, 2006, 2010a) and Rolnik (1989, 1993, 1997, 2011), the present research emerges from a post-modern context, in which power, knowledge and subjectivity are intertwined. In this context, power and knowledge strengthen each other, producing subjectivities, in this case in mathematics teachers, understanding a path that goes from a history of inaccessible knowledge that mathematics has to the current educational public policy that advocates results. This public policy, full of ideals and intentions, involves education and teaching; This fact has driven us to investigate the relationship between teacher subjectivation and ethics from the Foucauldian perspective. Thus, we aimed to map Mathematics teachers in their working conditions, establishing relationships in self-care and discussing concepts involved in these relationships. This research emphasizes the importance of the philosophy of difference as multiplicity and, therefore, possibilities for the educational context experienced. Self-care, as autonomy and ethical practice of freedom and cartography as a means of representing affections that stir asking for passage. In this ethical-aesthetic experience, we relate the research results to the solar system, understanding education as the sun, the link that unites educators for common goals. We relate the teachers to the planets, when they exercise movements of translation and rotation, respectively as institutional submission and teaching autonomy, referring this movement to self-care, which according to Foucault involves knowing oneself, governing oneself, exercising oneself ethically. Simultaneously with the theoretical deepening, the research took place in two public schools in the state network of Pernambuco/Brazil, through meetings between the researcher and four teachers per school; later, individual interviews were carried out with the eight mathematics teachers, for discussion of concepts and production of narrative maps based on the themes: minor education x major education, management by results, standard and external control x multiplicity and self-care. From these productions, the following findings were observed: a) lines of forces such as anxieties, frustrations and identifiable exhaustion, and represented by teachers derived from the tension between instituted education and lived education; derived from the tension between instituted education and lived education; derived from the tension between instituted education and lived education; c) escape routes and teacher reinvention in relation to themselves and teaching. It is evident, therefore, that even in the face of adversity, control and unwanted subjectivations, there is in each subject the multiple and singular capacity to move and take care of himself. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mary de Melo Teixeira Monteiro.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons