Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49957
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Danielle de Melo | - |
dc.contributor.author | SILVA, José André Ricardo Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T14:59:58Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T14:59:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-14 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, José André. Aonde nos leva a Linha Centro do Metrô do Recife? Diretrizes para potencializar as Centralidades Metroferroviárias à luz do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49957 | - |
dc.description.abstract | No atual cenário de ajustes dos marcos legais do planejamento urbano da Região Metropolitana do Recife (RMR), com a finalização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), a promulgação do Plano Diretor do Recife (2021) e a revisão, em andamento, da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Recife (LPUOS); bem como a preparação da revisão do Plano Diretor de Jaboatão dos Guararapes, previsto para 2023, acentuam-se os debates sobre a relação entre planejamento territorial e mobilidade urbana. Em nível federal, transcorre os trâmites para a privatização do Metrô do Recife, o principal vetor de transporte de massas da RMR. Ancoradas nos conceitos de Centralidade, Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) e Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), a pesquisa busca responder a seguinte questão: como fortaleceras centralidades metroferroviárias atendidas pelo Metrô do Recife, em especial os entornos das estações ao longo da Linha Centro (Recife-Jaboatão)? Para respondê-la, parte-se de duas outras questões como pressupostos fundamentais: como se dão as relações entre o planejamento territorial e o planejamento da mobilidade urbana sustentável nas diferentes instâncias responsáveis pelas políticas públicas municipais e metropolitanas?; e, como potencializar as centralidades propostas pelo zoneamento urbano dos municípios em relação à mobilidade urbana sustentável no âmbito do Metrô do Recife? Como procedimentos metodológicos foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa histórica do transporte sobre trilhos na RMR, especificamente nos municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, bem como sua relação com a estruturação da malha urbana e distribuição populacional até a atualidade; análise das legislações urbanísticas pertinentes, tomando como referência o conceito de centralidade, compreendida como uma área com maior poder de atratividade no território devido a maior diversidade na oferta de bens e serviços, assim como suas escala, suas formas de manifestação e seus tipos; análise socioespacial e urbanística da Linha Centro a partir de dados espaciais georreferenciados; construção de imagens georreferenciadas das centralidades relacionadas à Linha Centro e propostas de diretrizes gerais visando ao desenvolvimento das potencialidades das centralidades da linha. Os produtos resultantes desse estudo; para o recorte empírico, são um conjunto de macrodiretrizes para o entorno de toda a Linha Centro do Metrô do Recife (Recife-Jaboatão); e para as áreas centrais identificadas um conjunto de microdiretrizes (ou diretrizes específicas), ambas pautadas nos preceitos do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). | pt_BR |
dc.format.extent | 193p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Centralidades Metroferroviárias | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Territorial | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) | pt_BR |
dc.subject | Linha Centro do Metrô do Recife | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) | pt_BR |
dc.title | Aonde nos leva a Linha Centro do Metrô do Recife? Diretrizes para potencializar as Centralidades Metroferroviárias à luz do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8355614490696730 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5339482051252227 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current scenario of adjustments to the legal frameworks of urban planning in the Metropolitan Region of Recife (RMR), with the finalization of the Integrated Urban Development Plan (PDUI), the enactment of the Recife Master Plan (2021) and the ongoing review of the Recife Land Use and Occupancy Law (LPUOS), as well as the preparation of the review of the Master Plan of Jaboatão dos Guararapes, scheduled for 2023, the debates on the relationship between territorial planning and urban mobility are intensified. At the federal level, the procedures for the privatization of the Recife Metro, the main vector of mass transport in the RMR, are underway. Anchored on the concepts of Centrality, Sustainable Urban Mobility (SUS) and Sustainable Transport Oriented Development (DOTS), the research seeks to answer the following question: how to strengthen the metro-railway centralities served by the Recife Metro, especially the surroundings of the stations along the Centro Line (Recife-Jaboatão)? To answer it, two other questions are taken as fundamental assumptions: how do the relations between territorial planning and sustainable urban mobility planning take place in the different instances responsible for municipal and metropolitan public policies?; and, how to potentiate the centralities proposed by the urban zoning of the cities in relation to sustainable urban mobility in the scope of Recife Subway? As methodological procedures the following steps were carried out: historical research of the transport on rails in RMR, specifically in the municipalities of Recife and Jaboatão dos Guararapes, as well as its relation with the structuring of the urban mesh and population distribution until today; analysis of the pertinent urbanistic legislations, taking as reference the concept of centrality, understood as an area with greater power of attraction in the territory due to greater diversity in the offer of goods and services, as well as its scale, its forms of manifestation and its types; socio-spatial and urbanistic analysis of the Center Line from georeferenced spatial data; construction of georeferenced images of the centralities related to the Center Line and proposals of general guidelines aiming at the development of the potentialities of the centralities of the line. The resulting products of this study; for the empirical cut, are a set of macro-guidelines for the surroundings of the entire Downtown Line of the Recife Subway (Recife-Jaboatão); and for the identified central areas a set of micro-guidelines (or specific guidelines), both based on the precepts of the to Transportation Oriented Development (TOD). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-3132-3121 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSE ANDRÉ RICARDO LOPES DA SILVA.pdf | 13,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons