Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49931
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORDEUS, Ruy Batista | - |
dc.contributor.author | MANIQUE, Yuri José | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T17:10:14Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05T17:10:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-22 | - |
dc.identifier.citation | MANIQUE, Yuri José. Como a etimologia pode influenciar a aprendizagem de geografia no ensino superior? 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura - EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49931 | - |
dc.description | 7,0 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Etimologia é uma categoria linguística que descreve os caminhos das formações das palavras. Propõe - se aplicar a técnica do uso dessa categoria a palavras basilares do conhecimento geográfico universitário, devido à defasagem que ocorre com o conhecimento de alunos cotistas advindos de escolas públicas que chegam por meio de vestibulares a esse nível em relação ao nível de conhecimento com que os alunos da Ampla Concorrência chegam. Sugere-se aos iniciantes que consultem as raízes / radicais de temas específicos da Geografia em dicionários de Língua Portuguesa e aos professores em Geografia do Nível de Ensino Superior que possam situação de pesquisa etimológica em prol do conhecimento geográfico. Se se pode dizer que o Curso Superior de Geografia pertence ao conjunto de Instituições de Ensino Superior no Brasil (sejam elas públicas ou particulares), pode-se dizer que o ensino de Etimologia pode influenciar positivamente o ensino de Geografia no Nível Superior de Ensino no Brasil (e em qualquer outro lugar do Mundo). Desta forma os argumentos corroboraram para a conclusão do que já estava parcialmente explícito: sim, A Etimologia pode influenciar a aprendizagem de Geografia no Ensino Superior, e de modo positivo, trazendo vantagens ao aprendizado e à aprendizagem de recursos que vão propiciar o pleno desenvolvimento de habilidades linguísticas que repercutirão o aparato geográfico e global de seus alunos. Então, devido ao ineditismo deste trabalho e à importância de seu tema, espera-se que a ele seja dada alguma continuidade em assunto de pesquisas, na academia. | pt_BR |
dc.format.extent | 12p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Etimologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Como a Etimologia pode influenciar a aprendizagem de Geografia no Ensino Superior ? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2039088351415069 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6127573784857828 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Etymology is a linguistic category that describes the paths of word formations. It is proposed to apply the technique of using this category to basic words of university geographic knowledge, due to the lag that occurs with the knowledge of quota students from public schools who arrive through vestibular at this level in relation to the level of knowledge with which they Broad Competition students arrive. It is suggested that beginners consult the roots / radicals of spe cific themes of Geography in Portuguese Language dictionaries and teachers in Geography at the Higher Education Level that can create an environment of etymological research in favor of geographic knowledge. If it can be said that the Higher Education Cour se in Geography belongs to the set of Higher Education Institutions in Brazil (whether public or private), it can be said that the teaching of Etymology can positively influence the teaching of Geography at the Higher Education Level in Brazil. Brazil (and anywhere else in the world). In this way, the arguments corroborated the conclusion of what was already partially explicit: yes, Etymology can influence the learning of Geography in Higher Education, and in a positive way, bringing advantages to learning and learning resources that will provide the full development of language skills that will reflect the geographical and global apparatus of their students. So, due to the novelty of this work and the importance of its theme, it is expected that it will be given some continuity in the subject of research, in the academy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yuri José Manique.pdf | 532,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons