Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49930

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIBALDO, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorSALES, Danyllo Silva-
dc.date.accessioned2023-05-05T16:56:32Z-
dc.date.available2023-05-05T16:56:32Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationSALES, Danyllo. A multimodalidade e novas tecnologias : uma análise dos estudos continuados emergenciais de um curso preparatório. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso Letras Licenciatura em Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49930-
dc.description.abstractA pandemia trouxe inúmeros malefícios para a sociedade, além obviamente das centenas de milhares de mortos. Vários setores da vida social precisaram tomar atitudes emergenciais e não foi diferente com a educação. Algumas instituições conseguiram se destacar criando e promovendo estratégias para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, como foi o caso do Carga Máxima Cursos preparatórios, que lançou mão de uma plataforma afim de manter a interação com os discentes, ainda que de forma parcialmente assíncrona. Visando alcançar o objetivo de aprendizagem, os docentes elencaram diversos modos e recursos semióticos com a finalidade de tornar as aulas virtuais atrativas. Para refletir sobre o modo de organização dessas aulas, fundamentamo-nos nos estudos dos multiletramentos e da multimodalidade, a exemplo de Cope et al (2020), Dionísio (2006) e Rojo (2017) e na teoria dos gêneros textuais, com enfoque nas pesquisas de Bazerman (2005) Miller (2009) e Marcuschi (2003). Esses pressupostos teóricos serviram como categoria de análise para nosso corpus, que é formado por uma aula de Língua Portuguesa voltada a alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio. Como resultado, percebemos que os recursos utilizados contribuíram para construção de um novo paradigma que pode auxiliar outros professores do ensino básico na elaboração de aulas mais diversificadas e significativas.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectensino emergencialpt_BR
dc.subjectmultiletramentospt_BR
dc.subjectmultimodalidadept_BR
dc.subjectgêneros textuaispt_BR
dc.titleA MULTIMODALIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS : UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS CONTINUADOS EMERGENCIAIS DE UM CURSO PREPARATÓRIOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266986050884432pt_BR
dc.description.abstractxThe pandemic has brought many harm to society, in addition, of course, to the hundreds of thousands of deaths. Several sectors of social life needed to take emergency actions and it was no different with education. Some institutions stood out by creating and promoting strategies to continue the teaching-learning process, as was the situation of “Carga Máxima Cursos Preparatórios”, which used a platform to maintain interaction with students, even partially asynchronously. With the intention of achieving the learning objective, the teachers listed several semiotic modes and resources with the proposal of making virtual classes attractive. To reflect about the way these classes are organized, we base ourselves on the studies of multiliteracies and multimodality, having as a reference Cope et al (2020), Dionísio (2006) and Rojo.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danyllo Silva Sales.pdf548,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons