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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira, Saulo Fernandes de Melo de-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Letícia Soares Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-05-05T11:42:08Z-
dc.date.available2023-05-05T11:42:08Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.date.submitted2023-05-05-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Letícia Soares Vasconcelos. A adaptação ao meio aquático pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor de crianças autista: um relato de experiência. 2023. 29 f. TCC (Bacharelado em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49924-
dc.description.abstractO autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento cujas principais manifestações comportamentais são déficits na interação social e na comunicação e padrões de comportamento repetitivos, estereotipados e restritos. O professor de Educação Física, para intervir com crianças autistas, deve estar preparado não apenas para propor, mas também para perceber as formas de expressão corporal do outro, para atender à sua demanda, para ser um companheiro presente em ajudá-las a superar as dificuldades com as quais se deparam. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada no projeto da Associação de Amparo ao Neurodesenvolvimento em Glória do Goitá-PE, através da natação e sua contribuição no desenvolvimento psicomotor de crianças com TEA, além de fornecer informações para pais, professores e entusiastas sobre o Espectro autista e como ajudar/auxiliar o desenvolvimento das crianças que o possuem. O exercício físico é um grande aliado durante o crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo principalmente de quem tem TEA, pois faz com que consiga realizar tarefas do dia a dia com maior facilidade além de promover a interação social. O estudo caracteriza-se como descritivo da modalidade de relato de experiência. Em geral, atividades aquáticas e natação podem promover benefícios como redução de restrições comportamentais e interação social, desde que sejam oferecidas/prescritas com uma clara intenção instrucional. Assim conclui-se que acordo com atividade física proporcionada pela água estimula o ganho de experiências sensoriais e corporais, noções de tempo e espaço, melhor relação com objetos e pessoas, ajuda a desenvolver a capacidade de analisar e reconhecer as emoções expressas pelos indivíduos que as cercam.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro Autistapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA adaptação ao meio aquático pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor de crianças autista: um relato de experiênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxAutism is a pervasive developmental disorder whose main behavioral manifestations are deficits in social interaction and communication and repetitive, stereotyped and restricted behavior patterns. The Physical Education teacher, to intervene with autistic children, must be prepared not only to propose, but also to perceive the other's forms of body expression, to meet their demand, to be a present companion in helping them to overcome the difficulties they face. The objective of this study is to report the experience lived in the project of the Associação de Amparo ao Neurodesenvolvimento in Glória do Goitá-PE, through swimming and its contribution to the psychomotor development of children with ASD, in addition to providing information for parents, teachers and enthusiasts about the Autistic spectrum and how to help/assist the development of children who have it. Physical exercise is a great ally during the growth and development of each individual, especially those with ASD, as it makes it easier to carry out day-to-day tasks, in addition to promoting social interaction. The study is characterized as descriptive of the experience report modality. In general, aquatic activities and swimming can provide benefits such as reduced behavioral restrictions and social interaction, provided they are offered/prescribed with a clear instructional intent. Thus, it is concluded that according to the physical activity provided by the water, it stimulates the gain of sensory and bodily experiences, notions of time and space, better relationship with objects and people, helps to develop the ability to analyze and recognize the emotions expressed by the individuals who experience them. surround.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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