Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49894

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Marcelo Márcio-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Caroline Torres Veras de-
dc.date.accessioned2023-05-03T12:36:08Z-
dc.date.available2023-05-03T12:36:08Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Caroline Torres Veras de. Análise ergonômica e de usabilidade de plataformas para comunicação de pessoas com limitação de fala. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49894-
dc.description.abstractOs aplicativos educacionais desenvolvidos para smartphones inauguram uma nova forma de interação, uma vez que a experiência de uso acontece com o toque dos dedos sobre a tela, permitindo um maior controle sobre a interface. No entanto, por ser um equipamento recente, ainda necessita de estudos que levem ao desenvolvimento adequado desses aplicativos, principalmente quando estes envolvem a internalização de conhecimentos para além do nível operacional. Por isso, envolvem a condução de testes de usabilidade e análise dos resultados. Antes, os projetos eram realizados para determinados segmentos da população, hoje, os projetistas devem pensar na grande variedade de consumidores existente e suas limitações. Dessa forma, um projeto de design deve conter características que consigam englobar o maior número de usuários possíveis; o que chamamos de design universal. Esses tipos de preocupações visam melhorar a usabilidade do produto e facilitar seu uso para o maior número de pessoas, incluindo canhotos, idosos, pessoas com deficiência e/ou portadores de necessidades especiais, sempre observando o cotidiano dessas pessoas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo estudar a forma mais adequada de apresentar um conteúdo educacional em smartphones, partindo das análises metodológicas de Leventhal e Barnes (2008), em relação a três aplicativos: LetMeTalk, Aboard e Jade Autism. Esse trabalho não somente focará na análise ergonômica e de usabilidade de plataformas para comunicação alternativa, mas, sobretudo, na eficiência para aprendizagem e habilidades de pessoas com limitação de fala, como é o caso dos autistas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectUsuáriospt_BR
dc.subjectLimitaçõespt_BR
dc.subjectDesign Universalpt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleAnálise ergonômica e de usabilidade de plataformas para comunicação de pessoas com limitação de falapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9979424278681602pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9745050077461951pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe educational applications developed for smartphones inaugurate a new form of interaction, since the experience of use happens with the touch of the fingers on the screen, allowing a greater control on the interface. However, because it is a recent equipment, it still needs studies that lead to the adequate development of these applications, especially when these involve the internalization of knowledge beyond the operational level. Therefore, they involve conducting usability tests and analyzing the results. Previously, projects were carried out for certain segments of the population today, designers should think about the wide variety of existing consumers and their limitations. Thus, a design project must contain features that can encompass as many users as possible; what we call universal design. These types of concerns aim to improve the usability of the product and facilitate its use for the largest number of people, including left-handed people, elderly people, people with disabilities and / or people with special needs, always observing their daily lives. In this context, this research aimed to study the most appropriate way to present educational content on smartphones, starting from the methodological analyzes of Leventhal and Barnes (2008), regarding three applications: LetMeTalk, Aboard and Jade Autism. This work will not only focus on the ergonomic and usability analysis of platforms for alternative communication, but above all on the learning efficiency and skills of people with speech limitations, such as autistic individuals.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Caroline Torres Veras de Azevedo.pdf3,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons