Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49801
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Erillainy Roberta Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-28T11:49:12Z | - |
dc.date.available | 2023-04-28T11:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Erillainy Roberta Soares. Investigando a compreensão do conceito de números reais com estudantes do ensino médio e licenciatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49801 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar quais os tipos de erros cometidos sobre o conjunto de Números Reais por estudantes de 3º ano do Ensino Médio e por estudantes da Licenciatura em Matemática. O conjunto dos números reais foi selecionado devido a sua inserção ao longo do currículo de Matemática do Ensino Fundamental. Posteriormente, já no Ensino Médio, se configura sua importância ao ser base para o estudo de funções no Ensino Médio. No Ensino Superior sua relevância se apresenta no estudo de limite de funções reais, convergência, geometria, equações, assuntos que permeiam graduações de Engenharia, Licenciatura em Matemática, entre outros considerados de disciplinas exatas. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário com 27 alunos do ensino médio e 18 alunos do curso de licenciatura UFPE-CAA do 5° período. Trata-se de um estudo qualitativo, categorizando os erros cometidos pelos grupos. A análise foi embasada nos estudos de Penteado (2004), Cezar (2011), Bartolomeu (2010), Dias (2002), Souto (2010), além dos PCN, PCN+, Orientações Curriculares para o Ensino Médio e Parâmetros para a Educação Básica no Estado de Pernambuco. A análise revela uma lacuna no ensino e aprendizagem dos números reais, sendo necessário rever, discutir e refletir a forma como esta sendo ensinado os números reais hoje. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Números reais | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Investigando a compreensão do conceito de números reais com estudantes do ensino médio e licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0437484681716274 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Erillainy Roberta Soares.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons