Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49799

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de-
dc.contributor.authorSOUZA, Jackson Vinicius Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-04-28T11:22:25Z-
dc.date.available2023-04-28T11:22:25Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.date.submitted2023-04-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Jackson Vinicius Ferreira de. Educação em saúde: uma revisão sistemática da literatura sobre primeiros socorros nas escolas da educação básica. 2023. 35 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49799-
dc.description.abstractA educação em saúde é um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população e não à profissionalização ou à carreira na saúde. Dentro dos parâmetros da educação em saúde trabalha-se os primeiros socorros que são os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com a finalidade de manter as funções vitais e evitar o agravamento de sua condição de saúde. Diante disso, objetiva-se compilar os trabalhos mais relevantes sobre Educação em Saúde (primeiros socorros) no âmbito da Educação Básica. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura que utilizou a base de dados eletrônicos Periódicos Capes. A partir disso encontraram-se 107 artigos, dos quais foram filtrados apenas os publicados entre 2018 e 2022, restando 45 artigos. Dos 45 artigos 2 foram excluídos, pois estavam duplicados. Após a leitura dos títulos e resumos dos trabalhos, foram excluídos 28 artigos que não se relacionam com o objetivo do presente trabalho, restando 15 artigos que serviram de base à escrita desta revisão. Por fim, conclui-se que é necessário a realização de cursos teóricos-práticos para a comunidade escolar, haja vista que a literatura aponta que após as realizações de intervenções de primeiros socorros o público demonstrou um domínio das técnicas de primeiros socorros.pt_BR
dc.format.extent35pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.titleEducação em saúde: uma revisão sistemática da literatura sobre primeiros socorros nas escolas da educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Diego Rafael Ferreira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2154037052453922pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078215959109870pt_BR
dc.description.abstractxHealth education is an educational process of building knowledge in health that aims at the thematic appropriation by the population and not at professionalization or a career in health. Within the parameters of health education, first aid is worked on, which is immediate care that must be provided quickly to a person, victim of accidents or sudden illness, whose physical state endangers their life, in order to maintain vital functions and prevent the worsening of your health condition. Therefore, the objective is to compile the most relevant works on Health Education (first aid) in the context of Basic Education. This study is a systematic review of the literature that used the electronic database Periódicos Capes. From this, 107 articles were found, from which only those published between 2018 and 2022 were filtered, leaving 45 articles. Of the 45 articles, 2 were excluded because they were duplicates. After reading the titles and abstracts of the works, 28 articles that did not relate to the objective of the present work were excluded, leaving 15 articles that served as the basis for writing this review. Finally, it is concluded that it is necessary to carry out theoretical-practical courses for the school community, given that the literature points out that after carrying out first aid interventions, the public demonstrated a mastery of first aid techniques.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7868631666368484pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-7542-6489pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jackson Vinicius Ferreira de Souza.pdf336,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons