Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49775

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Clara Barbosa da-
dc.date.accessioned2023-04-27T11:29:01Z-
dc.date.available2023-04-27T11:29:01Z-
dc.date.issued2023-03-13-
dc.date.submitted2023-04-26-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Clara Barbosa da. O professor de educação física e sua contribuição da prevenção da obesidade infantil na educação básica. 2023. 30 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49775-
dc.description.abstractA obesidade vem crescendo rapidamente em todo o mundo, tornando-se uma epidemia global, que causa problemas de saúde em pessoas de diferentes idades, gêneros, raças e situações econômicas. Nesse mesmo contexto, a obesidade infantil vem despertando preocupações dos órgãos de saúde devido às longas proporções alcançadas, comprometendo a saúde geral da população. nessa condição, a escola, os professores de educação física, a família e a comunidade, em confluência, podem atuar na prevenção e combate à obesidade infantil, conscientizando sobre os hábitos alimentares e a prática regular de atividades físicas que desempenham um papel importante sobre esta atual epidemia global que estamos vivendo. O presente trabalho tem como objetivo principal “demonstrar como o professor de educação física, a família e a escola podem contribuir para a prevenção da obesidade infantil na educação básica”. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, que incluiu artigos, livros, sites, monografias, teses, revistas. A conclusão encontrada se dá ao enfocar a parceria com a escola, a família e, principalmente, com a atuação dos professores de educação física, no que diz respeito à elaboração de atividades lúdicas, recreativas, sistematizadas, prazerosas e que atraiam o público-alvo que são as crianças. Assim, com o trabalho em equipe, ficam evidentes as chances de prevenir e até mesmo combater a obesidade infantil e o desenvolvimento de hábitos saudáveis nessa população.pt_BR
dc.format.extent30ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectObesidade infantilpt_BR
dc.subjectEduação física escolarpt_BR
dc.titleO professor de educação física e sua contribuição na prevenção da obesidade infantil na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8332634874758044pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxObesity has been growing rapidly all over the world, thus becoming a global epidemic, which causes health problems in people of different ages, genders, races and economic situations. In this same context, childhood obesity has been raising concerns from health agencies due to the long proportions reached, compromising the general health of the population. in this condition, the school, the physical education teachers, the family and the community, in confluence , can act in the prevention and fight against childhood obesity, raising awareness about eating habits and the regular practice of physical activities that play an important role important about this current global epidemic that we are experiencing. The present work has as its main objective “to demonstrate how the physical education teacher, the family and the school can contribute to the prevention of childhood obesity in basic education”. The methodology used was based on a bibliographical research on the subject, which included articles, books, websites, monographs, theses, magazines. The conclusion found is given when focusing on the partnership with the school, family and, mainly, with the performance of physical education teachers, with regard to the elaboration of playful, recreational, systematized, pleasant activities that attract the target audience that it's the kids. Thus, with teamwork, the chances of preventing and even combating childhood obesity and the development of healthy habits in this population are evident.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Clara Barbosa da Silva.pdf464,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons