Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49770
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thamires Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T23:51:37Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T23:51:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thamires Maria da. Filmes animados no ensino de ciências biológicas: uma análise sobre "A Era do Gelo 3" para o ensino da paleontologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49770 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo apresentar o filme de animação “A Era do Gelo 3” como uma ferramenta pedagógica para abordagem dos conteúdos que abrangem a Paleontologia no ensino de Ciências Biológicas. Para tanto, buscou-se expor a importância das animações como recursos didáticos relevantes no âmbito educacional, visto que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem através da ludicidade, além de proporcionar aos docentes mudanças em suas práticas e estimular o senso crítico dos estudantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho busca discutir e abordar o caráter educacional e didático do filme, apresentando-se como um significativo potencial para o ensino em sala de aula, uma vez que aborda temáticas que envolvem as áreas da Paleontologia, dentre elas os diferentes períodos evidenciados nos cenários, a caracterização dos personagens baseada nas espécies científicas e as relações entre os animais préhistóricos extintos. Para o desenvolvimento da pesquisa se utilizou uma metodologia qualitativa e descritiva, com base na análise conotativa e denotativa proposta por Barthes. Por fim, os elementos aqui apresentados sugerem que o recurso estudado pode ser uma ferramenta interessante para a construção de conhecimento científico no que diz respeito ao ensino da Paleontologia na educação básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filmes de Animação | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Paleontologia | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.title | Filmes animados no ensino de ciências biológicas: uma análise sobre "A Era do Gelo 3" para o ensino da paleontologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6575014415324362 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to present the animation film “Ice Age 3” as a pedagogical tool to approach the contents that cover Paleontology in the teaching of biological sciences. To this end, we sought to expose the importance of animations as relevant didactic resources in the educational field, since they contribute to the teaching and learning process through playfulness, in addition to providing teachers with changes in their practices and stimulating the students' critical sense. Within this context, this article seeks to discuss and address the educational and didactic character of the film, presenting itself as a significant potential for teaching in the classroom, since it addresses themes that involve the areas of Paleontology, among them the different periods shown in the scenarios, the characterization of the characters based on scientific species and the relationships between extinct prehistoric animals. For the development of the research, a qualitative and descriptive methodology was used, based on the connotative and denotative analysis proposed by Barthes. Finally, the elements presented here suggest that the studied resource can be an interesting tool for the construction of scientific knowledge regarding the teaching of Paleontology in basic education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thamires Maria da Silva.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons