Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49758

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa-
dc.contributor.authorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.date.accessioned2023-04-25T13:41:09Z-
dc.date.available2023-04-25T13:41:09Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationROCHA, Cristiane de Arimatéa. Estudo de combinatória no ensino médio à luz do enfoque ontossemiótico: o que e por que priorizar no livro didático e nas aulas?. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49758-
dc.description.abstractEssa pesquisa teve por objetivo analisar diferentes movimentos intencionais que podem ser priorizados pelo professor no processo de ensino e aprendizagem de Combinatória no Ensino Médio. Salienta-se que o participante foi escolhido porque em estudo anterior apresentou conhecimento especializado de Combinatória. Nessa perspectiva, analisaram-se os capítulos de Combinatória em dois livros e seis aulas de Combinatória no Ensino Médio utilizando ferramentas teórico-metodológicas do Enfoque Ontossemiótico da Instrução e Conhecimento Matemáticos (EOS). Da análise dos capítulos, derivou-se que os mesmos priorizaram, em sessões separadas, conceitos de arranjo, combinação, permutação, permutação com elementos idênticos e fatorial, enquanto que os problemas denominados de produtos de medidas, arranjo com repetição e permutação circular são implicitamente abordados. Esse fato, não permite a identificação do tipo de problema combinatório por parte dos alunos, já que existem sessões específicas por cada problema. A ênfase dos invariantes do conceito envolveu as propriedades de ordenação e de simplificação de fatorial, tratando de modo tácito as demais propriedades, o que deixa para o professor a função de explicá-las. Foi constatada a preferência nas conversões entre linguagem natural e fórmulas, o que diminuiu a presença de procedimentos enumerativos e numéricos (PFC), suprimindo a elaboração de estratégias pessoais de resolução. Foi verificado a utilização de argumentação do tipo indutiva, com grau nulo, o que sugere a necessidade de textos mais questionadores nos capítulos do que apenas informativos. Na análise das aulas, a presente pesquisa apresentou a descrição do processo de ensino e aprendizagem implementado, discutindo e classificando as configurações didáticas apresentadas, as ênfases realizadas pelos movimentos intencionais do professor nas trajetórias didáticas, bem como a valoração de indicadores da idoneidade didática das aulas de Combinatória. Constatou-se que os movimentos intencionais desse professor priorizaram na trajetória epistêmica acertadamente os estados procedimentais e argumentativos. Já na trajetória docente, privilegiaram a regulação, motivação e atribuição de tarefas – o que denotou sua preocupação com acompanhamento do processo realizado pelos estudantes, de modo que implementou na trajetória discente comportamentos como a argumentação, procura pela informação e exploração. Na trajetória cognitiva foram identificados conflitos semióticos nas falas dos estudantes na utilização dos invariantes de ordenação e repetição e na compreensão de contextos dos problemas. Na interação professor-alunos observaram-se padrões que incitaram a participação e a responsabilidade dos estudantes na resolução de problemas. A valoração dos indicadores da idoneidade didática sugeriu que os movimentos intencionais do professor garantiram o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem de Combinatória no Ensino Médio implementado, priorizando a explicitação de procedimentos numéricos (PFC) em detrimento aos algorítmicos (fórmulas); a autonomia dos alunos na construção de resoluções próprias para os problemas combinatórios; bem como a presença de argumentos de alunos sobre essa resolução, possibilitando a seleção de variados tipos de situações; o acompanhamento da resolução desses problemas pelos estudantes na íntegra, sem a necessidade inicial de nomenclaturas, ou apresentação de fórmulas; proporcionando a exploração do processo de construção do raciocínio combinatório; aprendendo com as dúvidas e as incertezas existentes e promovendo a responsabilidade dos estudantes no próprio processo aprendizagem de Combinatória no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectConfiguração didáticapt_BR
dc.subjectTrajetória didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de combinatóriapt_BR
dc.titleEstudo de combinatória no ensino médio à luz do enfoque ontossemiótico : o que e por que priorizar no livro didático e nas aulas?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6244946561746497pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze different intentional movements that can be prioritized by the teacher in the teaching and learning process of High School Combinatorics. It is noteworthy that the participating teacher was chosen because in a previous study presented specialized knowledge of Combinatorics. From this perspective, the Combinatorics chapters were analyzed in two books and six High School Combinatorics lessons using theoretical and methodological tools of the Ontosemiotic Approach to Mathematical Education and Knowledge (EOS). From the analysis of the chapters, it was derived that they prioritized, in separate sessions, the concepts of arrangement, combination, permutation, permutation with identical elements and factorial, while the problems called products of measures, arrangement with repetition and circular permutation are implicitly addressed. This fact does not allow students to identify the type of combinatorial problem as there are specific sessions per problem type. The emphasis of the concept invariants involved the ordering and factorial simplification properties, tacitly addressing the other properties, leaving it to the teacher to explain them. Preference was found in conversions between natural language and formulas, which decreased the presence of enumerative and numerical procedures (PFC), suppressing the elaboration of personal resolution strategies. It was verified the use of inductive type arguments, with zero degree, which suggests the need for more questioning texts in the chapters than just informative ones. In the analysis of the classes, the present research presented the description of the teaching and learning process implemented, discussing and classifying the presented didactic configurations, the emphases made by the intentional movements of the teacher in the didactic trajectories, as well as the valuation of indicators of the Didactical suitability of the Combinatorics lessons. It was found that the intentional movements of this teacher prioritized in the epistemic path correctly the procedural and argumentative states. In the teaching path, they favored the regulation, motivation and assignment of tasks - which denoted their concern with monitoring the process carried out by the students, so that it was implemented in the student path behaviors such as argumentation, search for information and exploration. In the cognitive trajectory, semiotic conflicts were identified in the students' speech in the use of order and repetition invariants and in the understanding of problem contexts. In teacher-student interaction, patterns were observed that encouraged student participation and responsibility in problem solving. The valuation of the Didactical suitability indicators suggested that the intentional movements of the teacher ensured the enrichment of the implemented High School Combinatorial teaching and learning process, prioritizing the explicitness of numerical procedures (PFC) over the algorithmic ones (formulas); the autonomy of the students to build their own resolutions for combinatorial problems; as well as the presence of arguments from students about this resolution, allowing the selection of various types of situations; the monitoring of the resolution of these problems by the students in full, without the initial need for nomenclatures, or presentation of formulas; providing the exploration of the process of constructing combinatorial reasoning; learning from the doubts and uncertainties and promoting the responsibility of students in the process of learning Combinatorics in High School.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cristiane de Arimatéa Rocha.pdf6,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons