Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49712
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARIBÉ, Yuri Jivago Amorim | - |
dc.contributor.author | SILVA, Eronildo Januário da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T13:29:04Z | - |
dc.date.available | 2023-04-19T13:29:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eronildo Januário da. Metaficção e intermidialidade no romance Agá (2019), de Hermilo Borba Filho. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49712 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa traz uma análise literária acerca de elementos intertextuais e intermidiáticos da obra de Hermilo Borba Filho, com base no romance Agá (2019), estabelecendo conexões com outras linguagens, como o teatro, a dança e as histórias em quadrinhos. A obra de Hermilo é pautada em uma intrínseca relação entre sua vida, sua cidade natal, Palmares, e um olhar poético sobre os costumes culturais da região Nordeste. Utilizamos, inicialmente, as teorias de Linda Hutcheon (1980, 2013) e Patrícia Waugh (2001), para examinar questões de intertextualidade e autoficção, analisando caminhos encontrados pelo autor na estrutura do romance citado, que inter-relaciona, através do eu-narrador, elementos de ficção e realidade. A respeito de intermidialidade, investigamos as relações intersemióticas entre espetáculos de teatro e de dança que foram produzidos em Recife a partir da obra literária de Hermilo, principalmente adaptações de contos, somando aqui a perspectiva teórica de Walter Moser (2006) ao pensamento de Hutcheon. Noutro passo, analisamos em específico o capítulo ―O livro dos mortos‖, pertencente ao romance Agá, composto de uma história em quadrinhos, ilustrada pelo artista visual José Cláudio. Para esta análise, relacionamos conceitos específicos desta linguagem narrativa, que se utiliza da relação entre texto e imagem, ancorado no pensamento de Bárbara Postema (2018), Thierry Groensteen (2015) e Will Eisner (1989), autores que embasam o estudo das HQs como um sistema de signos com linguagem autônoma. Por fim, refletimos sobre alguns personagens da história sob o olhar dos Estudos Culturais, em especial, sobre questões de raça e de gênero, relacionando-os com a estrutura sócio-política de seu tempo e do contexto em que foi escrito o romance Agá, período da ditadura militar brasileira. Como conclusão, destacamos dois pontos relevantes: o primeiro diz respeito a um levantamento analítico e intersemiótico entre a escrita de Hermilo e a produção teatral contemporânea em Pernambuco, que pode contribuir para futuros estudos na área de literatura e artes cênicas; enquanto o segundo consiste na produção de material teórico e analítico para o estudo das histórias em quadrinhos, no âmbito da Literatura Comparada, que reforça o caráter científico e relevante dessa linguagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agá | pt_BR |
dc.subject | Metaficção | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Histórias em Quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Metaficção e intermidialidade no romance Agá (2019), de Hermilo Borba Filho | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7184807986745044 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155829715636124 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research brings a literary analysis of the intertextual and intermedia elements found in the work of Hermilo Borba Filho, based on the study of the novel Agá (2019), establishing connections with other languages, such as theater, dance, and comics. Hermilo's work is guided by an intrinsic relationship between his life, his hometown, Palmares, and a poetic look at the cultural practices of the Northeast region. We used, initially, the theories of Linda Hutcheon (1980, 2013) and Patricia Waugh (2001), to examine issues of intertextuality and autofiction, analyzing the paths found by the author in the structure of the cited novel, which interrelates, through the self-narrator, elements of fiction and reality. Regarding intermediality, we investigated the intersemiotic relations between theater and dance performances produced in Recife based on Hermilo's literary work, mainly adaptations of short stories, adding here the theoretical perspective of Walter Moser (2006) to Hutcheon's thinking. In another approach, we analyzed specifically the chapter "O livro dos mortos", which belongs to the novel Agá, composed of a comic book, illustrated by the visual artist José Cláudio. For this analysis, we related specific concepts of this narrative language, which uses the relationship between text and image, anchored in the thought of Barbara Postema (2018), Thierry Groensteen (2015) and Will Eisner (1989), authors who support the study of comics as a sign system with an autonomous language. Finally, we reflected upon some characters of the story, under the gaze of Cultural Studies, in particular, race and gender issues, relating them to the socio-political structure of their time and context in which the novel Agá was written, the period of the Brazilian military dictatorship. As a conclusion, we highlighted two relevant points: the first concerns to an analytical and intersemiotic survey between Hermilo's writing and the contemporary theater production in Pernambuco, which may contribute to future studies in the field of literature and performing arts; and the second consists in the production of theoretical and analytical material for the study of comics, within the context of Comparative Literature, which reinforces the scientific and relevant character of this language. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Estudos Literários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eronildo Januário da Silva.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons