Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49706
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PRYSTHON, Ângela Freire | - |
dc.contributor.author | CASTANHA, Cesar de Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T12:42:58Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18T12:42:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
dc.identifier.citation | CASTANHA, Cesar de Siqueira. Paisagens em multiverso: reivindicações do lugar pela ficção audiovisual. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49706 | - |
dc.description.abstract | Esta tese pesquisa as reivindicações do lugar feitas pela ficção audiovisual. Isso é feito no sentido de se compreender as formulações do espaço cênico no audiovisual. Para isso, na introdução, a tese começa por indicar as sensibilidades que motivaram a pesquisa, localizando o autor como um espectador implicado, interessado em construir um fluxo de audiovisualidade a partir de obras audiovisuais genéricas e que colocam em cena o espaço a partir de artifícios criativos e tecnológicos. No capítulo ―As articulações e os desdobramentos do espaço na ficção audiovisual: paisagens em multiverso e as ficções do lugar‖, propõe-se a metodologia de multiverso como maneira de organizar as aparições audiovisuais de espaços ficcionais para análise, defendendo uma abordagem intermidiática para a tese, tanto no sentido de abrir a investigação para além da especificidade do cinema (e daí a preferência pelo termo ―audiovisual‖) quanto por reconhecer nas audiovisualidades gestos criativos e performáticos que se associam a outras formas de arte e mídia. Ainda nesse capítulo, a tese define os termos de espaço, lugar e paisagem, mas defende a apresentação do espaço em cena na audiovisualidade como acionando, simultaneamente e de maneira frequentemente indistinta, todos esses conceitos, interessando-se mais pelo acionamento do espaço, lugar e paisagem por gestos de encenação e enquadramento na ficção audiovisual. Isso serve para perceber uma instabilidade da identificação do espaço cênico que demanda uma revisão da expectativas de indexicalidade sobre ele, algo que atravessa toda a tese. Após estabelecer esses fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos, a tese tem sequência com três capítulos que organizam, cada um deles, um multiverso específico para análise, partindo de gêneros consolidados da ficção audiovisual. No capítulo ―O palco no musical‖, investiga-se os palcos que inserem novos espaços ficcionais dentro da própria ficção audiovisual. No capítulo ―Melodrama, interiores em crise‖, apura-se o gênero do melodrama como um fenômeno global que mobiliza diferentes relações entre interioridade e exterioridade, atuando a partir de gestos excessivos e rigorosas intervenções formais no espaço cênico. Por fim, no capítulo ―O contorno de espaços desconhecidos‖, indaga-se sobre o deserto do faroeste, a animação e o espaço extraterrestre da ficção-científica como espaços além da fronteira que problematizam radicalmente as distinções colocadas entre espaço, lugar e paisagem no audiovisual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | Espaço cênico | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Cinema comparado | pt_BR |
dc.title | Paisagens em multiverso : reivindicações do lugar pela ficção audiovisual | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5745287130873006 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8839343621880140 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis researches the claims of place made by audiovisual fiction. This is done in order to understand the formulations of the scenic space in the audiovisual, its sense and its sensibility. In its introduction, the thesis begins by indicating the sensibilities that motivated the research, locating the author as an involved spectator, interested in building a flow of audiovisuality from generic audiovisual works that present spaces using creative and technological artifices. The chapter ―The articulations and unfoldings of space in audiovisual fiction: landscapes in multiverse and the fictions of place‖ proposes a methodology of the multiverse as a way of organizing the audiovisual appearances of fictional spaces for analysis. The chapter also defends an intermedial approach such an analysis. This is done both with the purpose of opening the investigation beyond the specificity of cinema (hence the preference for the term ―audiovisual‖) and of acknowledging creative and performative gestures that are associated with other forms of art and media. In the same chapter, the thesis defines the theoretical concepts of space, place and landscape, but defends the presentation of space in audiovisuality as fulfilling – simultaneously and often indistinctly – the senses implied by all these concepts. The thesis is, therefore, more interested in the presentation of space, place and landscape through the staging and the framing of audiovisual fiction, which serves to perceive an instability in the identification of the scenic space. Such an instability demands a revision of the expectations for indexicality in filmic spaces. The problematic nature of indexicality when related to filmic spaces is discussed throughout the thesis. After establishing these theoretical, conceptual and methodological foundations, the thesis continues with three chapters that organize, each one of them, a specific multiverse from consolidated genres of audiovisual fiction for analysis. The chapter ―The stage in the musical‖ investigates the insertion of new fictional spaces within the already fictional audiovisual representation of the stage in the musical genre. The chapter ―Melodrama, interiors in crisis‖ the genre of melodrama is approached as a global phenomenon that mobilizes different relationships between interiority and exteriority, which relates to excessive gestures and rigorous formal interventions in the scenic space. Finally, the chapter ―The outline of unknown spaces‖ investigates the western desert, animated film and television and the extraterrestrial space of science fiction as spaces beyond the frontier. Those spaces, as they are perceived, radically problematize the distinctions placed between space, place and landscape in the audiovisual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Cesar de Siqueira Castanha.pdf | 5,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons