Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49692

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Alexsandro Barbosa da-
dc.contributor.authorSILVA, Jesymiell Lucas Gomes da-
dc.date.accessioned2023-04-17T12:57:30Z-
dc.date.available2023-04-17T12:57:30Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2022-12-02-
dc.identifier.citationSILVA, Jesymiell Lucas Gomes da. Os esportes alternativos como mais uma possibilidade para a educação física nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49692-
dc.description.abstractO presente estudo visa evidenciar a importância dos esportes alternativos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de aspectos como a motivação, ampliação do repertório motor e a cultura corporal de movimento, como possibilidade de evitar aulas monótonas, repetitivas, excludentes e cansativas. Nos últimos anos a disciplina de Educação Física vem perdendo espaço no ambiente escolar, sendo vista como uma disciplina meramente recreativa, onde se tem uma carência de disseminação de seus conteúdos, entretanto a falta de materiais e de estrutura muitas vezes propiciam professores a ficarem em sua zona de conforto, trabalhando com temas específicos e condizentes com as suas especialidades. Portanto, esse trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se buscou livros, revistas, artigos e pesquisas sobre o tema como fonte de conhecimento para a sua elaboração, os resultados foram analisados partindo da análise de conteúdo, sobre uma visão qualitativa buscando entender como um determinado fenômeno ocorre. A partir do levantamento realizado foi possível observar que a desmotivação começa a dar sinais nos anos finais do ensino fundamental, substituindo o interesse nas aulas de Educação Física por outros temas como a sexualidade, vestibular e trabalho, sendo o tema dos esportes não convencionais pouco explorado e estudado, contudo chegou-se a uma conclusão positiva acerca do tema abordado, pois o mesmo se apresenta como uma possibilidade viável de formação perante os alunos de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEsportes alternativospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectBenefíciospt_BR
dc.subjectEsportes não convencionaispt_BR
dc.titleOs esportes alternativos como mais uma possibilidade para a educação física nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8241909844325724pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to highlight the importance of alternative sports in the final years of elementary school, from aspects such as motivation, expansion of the motor repertoire and the body culture of movement, as a possibility to avoid monotonous, repetitive, excluding and tiring classes. In recent years the discipline of physical education has been losing ground in the school environment, being seen as a merely recreational discipline, where there is a lack of dissemination of its contents, however the lack of materials and structure often provide teachers to stay in their comfort zone, working with specific themes and consistent with their specialties. Therefore, this work is a bibliographical research in which books, magazines, articles and research on the subject were sought as a source of knowledge for its elaboration, the results were analyzed starting from the content analysis, on a qualitative view seeking to understand how a particular phenomenon occurs. From the survey carried out, it was possible to observe that demotivation begins to show signs in the final years of elementary school, replacing interest in physical education classes with other topics such as sexuality, college entrance exams and work, with the topic of unconventional sports being little explored. and studied, however, a positive conclusion was reached about the topic addressed, as it presents itself as a viable possibility of training for Physical Education students in the final years of elementary school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Jesymiell Lucas Gomes da Silva.pdf154,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons