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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49659

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONTIJO, Daniela Tavares-
dc.contributor.authorJUCÁ, Adriana Lobo-
dc.date.accessioned2023-04-13T14:33:42Z-
dc.date.available2023-04-13T14:33:42Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationJUCÁ, Adriana Lobo. Todo mundo se escuta, todo mundo fala: educação em sexualidade crítica e emancipatória na perspectiva de adolescentes. 2023. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49659-
dc.description.abstractAs vulnerabilidades ligadas à sexualidade mantêm-se como grandes desafios para as políticas públicas e à assistência em saúde, especialmente na população adolescente. As evidências apontam que a falta de educação sexual formal e estruturada pelas escolas e pais influencia no agravamento do problema e que programas de educação em sexualidade que desenvolvem uma abordagem de empoderamento enfatizando gênero e direitos com a participação ativa dos(as) adolescentes são particularmente mais eficazes na melhoria dos resultados de saúde sexual e reprodutiva (SSR). O presente estudo tem como objetivo geral compreender como deve ser a educação em sexualidade na perspectiva de adolescentes do ensino médio. Caracteriza-se como uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, operacionalizada a partir da proposta da investigação temática freireana, realizada em uma escola estadual da cidade de Recife, com 42 adolescentes do ensino médio de idade entre 15 e 18 anos. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: aproximação com o campo, leitura da realidade, análise das codificações, análise crítica e exploração dos temas geradores. Os dados coletados através das técnicas de observação participante e grupos focais foram analisados com base no Método de Interpretação de Sentidos. Os resultados da leitura da realidade foram sistematizados em três categorias: ser adolescente e os principais aspectos da adolescência; os conflitos nas relações intergeracionais; e as principais vivências e saberes sobre sexualidade e educação sexual. Os(as) adolescentes, ao longo das problematizações, puderam aprofundar suas percepções quanto aos padrões sociais que lhes eram impostos, as consequências causadas pela escassez de educação sexual familiar, a falta de diálogo e a fragilidade das relações intergeracionais, o machismo presente em sua criação e educação, e as repressões e preconceitos às relações afetivas sexuais na adolescência. Refletem que tal realidade precisava ser transformada e um caminho possível se dá através de uma educação em sexualidade que se inicia no ambiente familiar e se estende para a escola de forma contínua, com a participação ativa do(as) adolescentes, de temática abrangente e complexidade gradual, contextualizada, práxica, estimulante, descontraída e em pequenos grupos. A pesquisa apontou o potencial da investigação temática como método viável no sentido da compreensão e superação de uma sociedade adultocêntrica, patriarcal, machista, racista, capitalista e capacitista, que ignora e menospreza os saberes das adolescências, negando-lhes também uma vivência plena e segura de suas sexualidades. Assim, de modo colaborativo, delineou-se uma proposta de Educação em Sexualidade Crítica e Emancipatória como uma ação educativa em sexualidade desenvolvida a partir da integração do referencial freireano, da Educação Integral em Sexualidade e da construção coletiva dos(as) adolescentes. Propõe-se um processo dialógico de tomada de consciência para vivenciar plenamente a sexualidade, de forma segura, mediante a defesa e a garantia da cidadania de adolescentes, que pode e deve ser adaptado a cada contexto por instituições de ensino, equipes de saúde, movimentos de jovens e demais grupos e instituições que tenham compromisso com a transformação da realidade no sentido da humanização junto com a juventude.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde do adolescentept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectDireitos sexuais e reprodutivospt_BR
dc.subjectPedagogia Paulo Freirept_BR
dc.titleTodo mundo se escuta, todo mundo fala : educação em sexualidade crítica e emancipatória na perspectiva de adolescentespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9467543060278285pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3664459834123929pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxVulnerabilities linked to sexuality remain significant challenges for public policies and health care, especially in the adolescent population. Evidence suggests that the lack of formal and structured sexual education by schools and parents influences the aggravation of the problem and that education programs in sexuality, which develop an empowerment approach emphasizing gender and rights with the active participation of adolescents, are particularly more effective in improving sexual and reproductive health (SRH) outcomes. The present study aims to understand how sex education should be from the perspective of high school teenagers. It is characterized as participatory research with a qualitative approach operationalized from the proposal of Freire’s thematic investigation, carried out in a state school in the city of Recife, with 42 high school adolescents, aged between 15 and 18 years. The research was conducted in five stages: approximation with the field, reading the reality, analysis of codifications, critical analysis and exploration of the generating themes. The data collected through participant observation techniques and focus groups were analyzed from the Meaning Interpretation Method. The results of the reading of reality were systematized into three categories: Being an Adolescent and the main aspects of adolescence; conflicts in intergenerational relationships; and the main experiences and knowledge about sexuality and sex education. From there, the adolescents, throughout the problematization, were able to deepen their perceptions regarding the social standards that were imposed on them, the consequences caused by the lack of family sex education, the lack of dialogue and the fragility of intergenerational relationships, the sexism present in their upbringing and education, and in the repression and prejudice against affective sexual relationships in adolescence. They reflected that this reality needed to be transformed, and a possible path is through sex education that starts in the family environment and extends to the school continuously, with the active participation of adolescents, with a comprehensive and gradual complexity, contextualized, praxis, stimulating, relaxed theme and in small groups. The research pointed to the potential of thematic investigation as a viable method for understanding and overcoming an adult-centric, patriarchal, sexist, racist, capitalist and ableist society that ignores and belittles adolescents' knowledge, denying them a full and safe experience of their sexualities. Thus, collaboratively, we were able to delineate a proposal for Critical and Emancipatory Sexuality Education as an educational action in sexuality developed from the integration of the Freirean framework, the Comprehensive Sexuality Education and the collective construction of adolescents. A dialogical process of awareness is proposed to experience sexuality fully and safely through the defense and guarantee of citizenship of adolescents that can and should be adapted to each context by educational institutions, health teams, youth movements and other groups and institutions that are committed to transforming reality in the sense of humanization together with youth.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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