Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49656

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONTIJO, Daniela Tavares-
dc.contributor.authorSANTANA, Renata Ramos de-
dc.date.accessioned2023-04-13T13:53:12Z-
dc.date.available2023-04-13T13:53:12Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationSANTANA, Renata Ramos de. O cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da estratégia de saúde da família: estudo de casos múltiplos. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49656-
dc.description.abstractO presente estudo trata do cuidado em saúde mental na primeira infância no contexto da atenção básica sob a perspectiva dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. A saúde mental na primeira infância é importante para entender o desenvolvimento do indivíduo bem como da sociedade em que se insere. Neste sentido, concebendo saúde mental na primeira infância como um quadro de bem estar que permitaao sujeito lidar com seus sofrimentos de forma produtiva enquanto se relaciona e vive emcomunidade. O cuidado em saúde mental na infância deve estar alinhado à promoção deum desenvolvimento saudável da criança, independente da presença de sintomas de transtorno mental. Isso influencia a participação da criança na sociedade através da vivência das múltiplas infâncias. Desta forma, uma estratégia de cuidado em saúde deveser primordialmente uma estratégia de Promoção de Saúde e a partir do cuidado territorialmente construído. Compreender quais as concepções e práticas de cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da Estratégia de Saúdeda Família. Trata-se de um estudo de casos múltiplos numa abordagem qualitativa em três unidades de saúde de três microrregiões de município da região metropolitana do Recife. A coleta de evidências foi realizada entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022 através de entrevista individual com 18 profissionais da Estratégia Saúde da Família distribuídos entre as unidades. Além disso também foram coletadas evidências através da construção de diário de campo e das informações sobre as unidades disponibilizadas pelos profissionais. As evidências foramanalisadas através da análise temática com utilização do software Atlas-ti (versão 8.0). Resultaram desta análise três categorias temáticas: Concepções sobre a criança, a saúde mental infantil e o cuidado em saúde mental na infância; Cuidado à criança na ESF; eCuidado à saúde mental na infância, abrangendo como os profissionaisidentificam que a criança expressa suas necessidades de cuidado, o perfil da criança que demanda cuidado em saúde mental e a realização do cuidado à saúde mental na primeirainfância. Percebe-se o esforço destes profissionais nas práticas de cuidado em saúde mental infantil e na tentativa de compreender as necessidades das crianças que demandam cuidado que envolvem o tema. Destacamos limitações na rede de saúde, com as dificuldades de realizar encaminhamentos e limitações quanto ao acompanhamento das demandas de crianças com transtorno por parte dos profissionais da ESF. Identificamos também, dificuldade de concenso entre as concepções de saúde mentalque variavam entreo conceito de saúde mental como sendo um transtorno ou doença e o entendimento de saúde mental como ter saúde, no sentido da qualidade de vida e bem-estar. Tudo isso aponta para a necessidade de capacitação das equipes de ESF para este cuidado em todas as categorias profissionais que atuam nas USF. Identificamos também neste sentido, que é preciso aprimorar o manejo com estas crianças, desde o reconhecimento da demanda de saúde mental, na perspectiva do acolhimento humanizado até a intervenção, na perspectiva do cuidado no território. Isso sugere outra necessidade, a saber, a de elaboração de estratégias para o cuidado em saúdemental na primeira infância.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectPrimeira Infânciapt_BR
dc.subjectEstratégias de Saúde Nacionaispt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.titleO cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da estratégia de saúde da família : estudo de casos múltiplospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9112457907620935pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3664459834123929pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxThe present study deals with mental health care in early childhood in the context of primary care from the perspective of professionals in the Family HealthStrategy. Mental health in early childhood is important to understand the development ofthe individual as well as the society in which it is inserted. In this sense, conceiving mentalhealth in early childhood as a framework of well-being that allows the subject to deal withtheir suffering in a productive way while relating and living in community. Mental healthcare in childhood must be aligned with the promotion of healthy child development, regardless of the presence of symptoms of mental disorder. This influences the child's participation in society through the experience of multiple childhoods. Thus, a health care strategy must be primarily a Health Promotion strategy and based on territorially constructed care. To understand the concepts and practices of mental health care in early childhood by professionals from the Family Health Strategy. This is a multiple case study in a qualitative approach in three healthunits in three micro-regions of the municipality. of the Recife metropolitan region. Evidence collection was carried out between November 2021 and February 2022 throughindividual interviews with 18 professionals from the Family Health Strategy distributed among the units. In addition, evidence was also collected through the construction of a field diary and information about the units provided by the professionals. Evidence was analyzed through thematic analysis using Atlas-ti software (version 8.0). Three thematic categories resulted from this analysis: Conceptions about the child, childmental health and childhood mental health care; Child care in the FHS; and Care for mental health in childhood, covering how professionals identify that the child expresses their care needs, the profile of the child who requires mental health care and the performance of mental health care in early childhood. The effort of these professionals inchild mental health care practices and in the attempt to understand the needs of children who demand care involving the theme can be seen. We highlight limitations in the healthnetwork, with the difficulties of making referrals and limitations regarding the monitoringof the demands of children with disorders by the FHS professionals. We also identified difficulty in agreeing between mental health conceptions that varied between the conceptof mental health as a disorder or disease and the understanding of mental health as havinghealth, in the sense of quality of life and well-being. Allthis points to the need to train the FHS teams for this care in all professional categories that work in the USF. We also identified, in this sense, that it is necessary to improve themanagement with these children, from the recognition of the demand for mental health, from the perspective of humanized reception, to intervention, from the perspective of carein the territory. This suggests another need, namely, the elaboration of strategies for mental health care in early childhood.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Renata Ramos de Santana.pdf1,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons