Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49643
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CABRAL FILHO, Paulo Euzébio | - |
dc.contributor.author | MATIAS, Nemileide Costa Matias | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T16:35:33Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12T16:35:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | MATIAS, Nemileide Costa. Jogo educativo como ferramenta multidisciplinar na conscientização para prática de uma educação ambiental sustentável. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49643 | - |
dc.description.abstract | O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. É de extrema relevância trabalhar a Educação Ambiental, conscientizando sobre os mais diversos conteúdos abordados nas disciplinas através da utilização de jogos, que conseguem transmitir conhecimento de diversos temas de forma leve, divertida e lúdica. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a reciclagem abordando os seguintes assuntos: desperdícios, conservação e práxis conscientes de forma transdisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, foi confeccionado um tabuleiro, um dado, 40 cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios experimentais, bem como orientações nas cartas trunfo, em sua maioria com material reciclável. Além disso, foram também elaborados as regras e o manual do jogo, os quais conduzem os participantes e o mediador docente durante toda a execução da atividade lúdica, em seguida foi trabalhado na escola da rede Estadual de ensino, a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo teve como base para sua construção material rico em informações, associando-o a corrente ambientalista proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outras propostas. Após a utilização do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário estruturado aos alunos sobre o tema trabalhado e o uso do jogo como ferramenta de aprendizagem. Os resultados encontrados demostram que os alunos compreenderam o tema e a importância do jogo para aquisição de conhecimento. Vale ressaltar que o jogo transdisciplinar foi bem aceitável pelos alunos e estimulou o desenvolvimento de novas práxis ambientais. Desta forma, o jogo desenvolvido atingiu seu público de forma satisfatória através do lúdico e é possível ser aplicado no ensino médio para desenvolver nos alunos a temática da Educação Ambiental associada a práxis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Jogo educativo como ferramenta multidisciplinar na conscientização para prática de uma educação ambiental sustentável | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0436488264412868 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3740884971193945 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The school environment is an extension of the environment in which we live. It is extremely important to work on Environmental Education, raising awareness about the most diverse contents covered in the disciplines through the use of games, which manage to transmit knowledge of different themes in a light, fun and playful way. Within this context, this work aimed to develop a board game about recycling addressing the themes: waste, conservation and conscious praxis in a transdisciplinary way, as pedagogical support material for Environmental Education activities in High School. For this, a board was made, a dice, 40 cards of different colors containing questions, experimental challenges, as well as guidelines on the trump cards. Small recycled objects were also used in the game's dynamics. In addition, the rules and manual of the game were also elaborated, which guide the participants and the teaching mediator throughout the execution of the ludic activity. The game was mostly produced with recycled materials and was worked on in the school of the State education network, the Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. This game was based on material rich in information, associating it with the environmentalist current proposed by Hawken, a green market environmentalist, among other proposals. After using the game in the classroom, a structured questionnaire was applied to the students about the theme worked on and the use of the game as a learning tool. The results show that the students understood the theme and the importance of the game for acquiring knowledge. It is worth mentioning that the transdisciplinary game was well accepted by the students and stimulated the development of new environmental praxis. In this way, the developed game reached its audience in a satisfactory way through the ludic and it is possible to be applied in high school to develop in students the theme of environmental education associated with praxis. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nemileide Costa Matias.pdf | 925,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons