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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49639
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MIRANDA, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.author | COSTA, Adisson José Lyra | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T16:59:21Z | - |
dc.date.available | 2023-04-11T16:59:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-06 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, A. J. L. Análise do impacto da Covid na situação econômico-financeira das empresas do setor de educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49639 | - |
dc.description.abstract | Em 2020 e 2021, devido à pandemia de COVID-19, a sociedade teve de se reinventar em vários aspectos. Foram modificadas desde simples relações de amizade a formas como negócios são feitos. Um dos setores que sofreram maior impacto no modo como conduzir os negócios foi o da educação. Empresas educacionais sentiram bastante as medidas impostas pelos governos para controle do avanço do novo coronavírus, principalmente a do isolamento social. Em 2020, alunos do ensino básico ao superior foram “compulsoriamente” apresentados ao modelo de ensino a distância. Para que isso fosse possível, grandes investimentos em infraestrutura tecnológica, incluindo treinamento de professores, tiveram que ser feitos. Outro fato acarretado pela pandemia foi a queda de nível de renda da população, o que, particularmente para empresas do setor educacional, ocasionou abandonos de cursos, renegociações e quedas drásticas de captação de novos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo buscar, através da análise dos indicadores econômico-financeiros, revelar como as empresas do setor de educação reagiram diante da crise causada pela pandemia de COVID-19. Foi verificado que, apesar do forte impacto nas demonstrações financeiras, as empresas foram resilientes, mantendo níveis de liquidez e dívida dentro de níveis considerados saudáveis para o setor. Por outro lado, como era de se esperar, a rentabilidade foi bastante afetada, muito em função dos motivos elencados anteriormente, quais sejam, aumento de despesas com tecnologia, provisões para devedores e grande baixa na receita pelas desistências, queda no número de novas matrículas, aumento da inadimplência e renegociações de mensalidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Indicadores econômico-financeiros | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Setor de educação | pt_BR |
dc.subject | Empresas educacionais | pt_BR |
dc.title | Análise do impacto da Covid na situação econômico-financeira das empresas do setor de educação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8204968147626364 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In 2020 and 2021, due to the COVID-19 pandemic, society had to reinvent itself in many ways. They have been modified from simple friendships to ways in which business is done. One of the sectors that suffered the greatest impact on the way business is conducted was education. Educational companies felt the measures imposed by governments to control the spread of the new coronavirus, especially social isolation. In 2020, students from basic to higher education were “compulsorily” introduced to the distance learning model. For this to be possible, large investments in technological infrastructure, including teacher training, had to be made. Another fact brought about by the pandemic was the drop in the population's income level, which, particularly for companies in the education sector, led to course dropouts, renegotiations and drastic drops in the number of new students. In this context, the present work aimed to seek, through the analysis of economic and financial indicators, to reveal how companies in the education sector reacted to the crisis caused by the COVID-19 pandemic. It was verified that, despite the strong impact on financial statements, companies were resilient, maintaining liquidity and debt levels within levels considered healthy for the sector. On the other hand, as expected, profitability was greatly affected, largely due to the reasons listed above, namely, increased expenses with technology, provisions for debtors and a large drop in revenue due to dropouts, a drop in the number of new enrollments , increase in delinquency and monthly fee renegotiations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
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TCC ADISSON JOSÉ LYRA COSTA.pdf | 517,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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