Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49624

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Sandra Montenegro-
dc.contributor.authorQUINTAS, Amanda Miranda Melo da Mata-
dc.date.accessioned2023-04-10T17:28:23Z-
dc.date.available2023-04-10T17:28:23Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationQUINTAS, Amanda Miranda Melo da Mata. Professores de Escolas Municipais do Recife e suas condições de trabalho no período de Pandemia do Coronavírus sob a ótica dos Direitos Humanos. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49624-
dc.descriptionSILVA, Maria Sandra Montenegro, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa consistiu em analisar a importância para o trabalho docente no intuito de fazer com que os professores reflitam sobre os limites e avanços das condições do exercício de sua profissão, de modo a perceberem-se, na condição de professores das escolas públicas do Recife, como sujeitos de direito, e, em especial, como se sentiram em termos de valorização profissional no cenário da Pandemia do COVID-19. Esta pesquisa buscou inicialmente discutir sobre trabalho docente na perspectiva dos Direitos Humanos; identificar as ações do governo municipal do Recife para os professores de escolas públicas na pandemia do COVID-19; conhecer os aspectos sociais e econômicos que impactam o trabalho docente no Município do Recife- PE durante a pandemia do COVID-19, bem como refletir sobre as possibilidades e dificuldades do trabalho dos professores durante a crise pandêmica. O estudo se encaminhou metodologicamente por uma abordagem qualitativa, com natureza de pesquisa de campo, tendo como sujeitos de pesquisa docentes sindicalizados em escolas de Recife-PE, através de entrevista e observação como técnica de coleta de dados. A análise dos dados foi feita pelo método de interpretação de sentidos. Por meio dessa pesquisa apresentamos a importância da valorização do trabalho dos professores e de suas consciências como sujeitos de direito, visando a organização e implementação de políticas públicas que ofertem melhores condições de trabalho da profissão docente, como um direito humano. A partir das análises realizadas das falas dos entrevistados, percebe-se que o direito às boas condições de trabalho ainda não está perto de se concretizar. A falta de assistência, suportes técnicos e condições sociais e econômicas precárias para os professores e alunos contribuem para uma desvalorização dos educadores. Apesar de existirem aparatos legais, na prática, a economia e o cenário político vivenciado mostram-se de um total descaso com a educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.titleProfessores de Escolas Municipais do Recife e suas condições de trabalho no período de Pandemia do Coronavírus sob a ótica dos Direitos Humanospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176671578326566pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2562864342968393pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThis research consisted of analyzing the importance for teaching work in order to make teachers reflect on the limits and advances of the conditions of the exercise of their profession, in order to perceive themselves, as teachers of public schools in Recife, as subjects of law, and, in particular, how they felt in terms of professional valorization in the scenario of the COVID-19 Pandemic. This research initially sought to discuss about teaching work from the perspective of Human Rights; identify the actions of the municipal government of Recife for public school teachers in the COVID-19 pandemic; to know the social and economic aspects that impact the teaching work in the municipality of Recife- PE during the COVID-19 pandemic, as well as to reflect on the possibilities and difficulties of teachers' work during the pandemic crisis. The study was methodologically directed by a qualitative approach, with a field research nature, having as research subjects teachers unionized in schools in Recife-PE, through interview and observation as a technique of data collection. Data analysis was performed by the method of interpretation of meanings. Through this research we present the importance of valuing the work of teachers and their consciences as subjects of law, aiming at the organization and implementation of public policies that offer better working conditions of the teaching profession, as a human right. From the analyses of the interviewees' statements, it is perceived that the right to good working conditions is not yet close to being realized. The lack of assistance, technical support and precarious social and economic conditions for teachers and students contribute to a devaluation of educators. Although there are legal provisions, in practice, the economy and the political scenario experienced are a total inesce of education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Amanda Miranda Melo da Mata Quintas.pdf844,76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons