Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49566

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Aurino Lima-
dc.contributor.authorGOMES, Márcia dos Santos Silva-
dc.date.accessioned2023-04-03T14:04:29Z-
dc.date.available2023-04-03T14:04:29Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationGOMES, Márcia dos Santos Silva. Educação transpessoal: elementos para sentirpensar desde a perspectiva participativa decolonial. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49566-
dc.description.abstractEm mais de 40 anos no Brasil, a perspectiva transpessoal vem complexificando-se e expandindo suas fronteiras no campo acadêmico. E mesmo com a promessa de “ampliação da consciência” - via cultivo da integralidade, da multidimensionalidade e da espiritualidade - a Educação Transpessoal permanece tributária do ideário perenialista de uma história única, portanto sujeita às mazelas da modernidade/colonialidade. Assim esta pesquisa objetivou, de modo geral, investigar os usos da noção de educação transpessoal, no intuito de repensar o seu uso e apontar possibilidades de decolonização no campo acadêmico brasileiro. Mais especificamente, mapear os elementos centrais de uma Educação Transpessoal nesse campo a fim de cartografar possibilidades, limites e desafios na atualidade a partir de um movimento-grafia escrevivente e apresentar apontamentos de uma perspectiva participativa decolonial da Educação Transpessoal que busquem favorecer processos de trans/formação humana. Nesta pesquisa qualitativa participativa decolonial, utilizamos a pesquisa bibliográfica militante associada a uma leitura ética, estética e poética dos textos, buscando sentirpensar um movimento-grafia escrevivente e não uma mera reorganização das ideias de autores/as investigados/as. Os fragmentos de escrevivências e afetamentos resultantes do mapeamento desencadearam a escrita como um exercício de sentirpensar apontamentos para o cultivo de uma Educação Transpessoal Participativa Decolonial, tomada como um “evento transpessoal”, ou seja, como ruptura nos modos egocentrados de vida e complexificador dos processos de trans/formação humana. Situamos um conjunto de nove macrocategorias que congregam os principais elementos de uma Educação Transpessoal mobilizados pelos/as autores/as investigados/as: a) a Integralidade com os seus múltiplos sentidos, b) a Educação Transpessoal, c) a Multidimensionalidade, d) o Cultivo de Si, e) a Espiritualidade como Transcendência e Autotranscendência, f) a Transpessoalidade, a Perspectiva Transpessoal e a Psicologia Transpessoal, g) a Transformação de Si, do Outro e do Mundo, h) o Hilo-holotrópico e i) a Formação Humana, mantendo elas um diálogo com os afetamentos provocados na autora através de um exercício de escrevivência. Essa escrita sentirpensante, com fins de decolonização: destaca o conceito geral da perspectiva participativa e detalha a decolonialidade como a construção de modos de vida expandidos; aponta o modo decolonial de vida caranguejo, destacando a espiritualidade e a ancestralidade na integração das fissuras das dualidades; destaca os caminhos de cocriação do multi e pluriperspectivismo participativo decolonial com o objetivo de ampliar a compreensão da fenomenologia das experiências transpessoais; situa a importância da contextualização sociohistoricocultural no mundo da vida como exercício de ampliação das fronteiras no campo da educação transpessoal e situa também o transpessoal decolonial como um exercício espiritual de contra-egun aos malefícios coloniais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação transpessoalpt_BR
dc.subjectVirada participativapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.titleEducação transpessoal : elementos para sentirpensar desde a perspectiva participativa decolonialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4954590038709711pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5402096659543875pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn more than 40 years in Brazil, the transpersonal perspective has been becoming more complex and expanding its frontiers in the academic field. And even with the promise of “expansion of consciousness” - via the cultivation of integrality, multidimensionality and spirituality - Transpersonal Education remains dependent on the perennialist ideals of a single history, therefore subject to the ills of modernity/coloniality. Thus, this research aimed, in general, to investigate the uses of the notion of transpersonal education, in order to rethink its use and point out possibilities of decolonization in the Brazilian academic field. More specifically, to map the central elements of a Transpersonal Education in this field in order to map current possibilities, limits and challenges from a writing movement-graphy and to present notes of a participatory decolonial perspective of Transpersonal Education that seek to favor processes of human trans/formation. In this decolonial participatory qualitative research, we used militant bibliographical research associated with an ethical, aesthetic and poetic reading of the texts, seeking to feel and think a writing movement-graphy and not a mere reorganization of the ideas of investigated authors. The fragments of writing and affectations resulting from the mapping triggered writing as an exercise in feeling and thinking notes for the cultivation of a Decolonial Participatory Transpersonal Education, taken as a “transpersonal event”, that is, as a rupture in the self-centered ways of life and complexifier of the processes of human trans/formation. We situate a set of nine macrocategories that bring together the main elements of a Transpersonal Education mobilized by the investigated authors: a) Comprehensiveness with its multiple meanings, b) Transpersonal Education, c) Multidimensionality, d) the Cultivation of the Self, e) Spirituality as Transcendence and Self-transcendence, f) Transpersonality, the Transpersonal Perspective and Transpersonal Psychology, g) the Transformation of the Self, the Other and the World, h) the Hyloholotropic and i) Human Formation , maintaining a dialogue with the affects provoked in the author through a writing exercise. This feel-thinking writing, with the purpose of decolonization: highlights the general concept of the participatory perspective and details decoloniality as the construction of expanded ways of life; points out the decolonial crab way of life, highlighting spirituality and ancestry in the integration of fissures of dualities; highlights the paths of co-creation of decolonial participatory multi and pluriperspectivism with the aim of broadening the understanding of the phenomenology of transpersonal experiences; situates the importance of sociohistoricocultural contextualization in the world of life as an exercise to expand boundaries in the field of transpersonal education and also situates the decolonial transpersonal as a spiritual exercise of counter-egun to colonial evils.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Márcia dos Santos Silva Gomes.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons