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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49560

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Bruna Maria Pereira da-
dc.date.accessioned2023-04-03T12:32:43Z-
dc.date.available2023-04-03T12:32:43Z-
dc.date.issued2022-10-21-
dc.date.submitted2022-11-15-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Maria Pereira da Silva. Associação entre frequência nas aulas de educação física e desempenho das funções executivas em alunos do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49560-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre a frequência nas aulas de educação física e funções executivas de alunos do ensino médio, além de verificar a associação entre as variáveis da amostra como associação entre nível de atividade física x frequências nas aulas x participação nas aulas e associação com as funções executivas. Participaram do estudo 16 adolescentes, sendo 9 do sexo feminino e 7 do sexo masculino, de 14 a 16 anos, do ensino médio, regularmente matriculados no EREM Senador Paulo Pessoa Guerra. O nível de atividade física foi mensurado pelo questionário de atividade física para adolescentes (QAFA), para avaliar as funções executivas foram utilizados os testes da Torre de Londres, teste do Dígitos e teste de Flanker. Para analisar as frequências dos alunos foi utilizada a frequência da aula realizada pelo professor e para avaliar a participação dos alunos nas aulas práticas foi avaliado pelo critério de nota utilizado pelo professor da disciplina de educação física. Para analisar as diferenças entre as variáveis do estudo foi utilizado o software SPSS IBM, utilizando a comparação de amostras independentes do teste T e o teste U de Mann-Whitney. Os resultados indicaram que não houve correlação entre as variáveis de função executiva x participação nas aulas de educação física, também ocorreu o mesmo na correção entre função executiva x frequência nas aulas de educação física, exceto para o teste da Torre de Londres tendo p < 0,05 no teste T. Já para a associação entre nível de atividade física x participação nas aulas de educação física mostrou resultados significantes onde p < 0,05 no teste U de Mann – Whitney, diferente no que ocorre quando comparado à frequência nas aulas. Também não houve relação direta entre sexo e nenhuma outra variável. Pode-se concluir que as aulas de educação física escolar são importantes para manter o nível recomendado da prática de atividade física por adolescentes e consequentemente ter um melhor desempenho das funções executivas.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAssociação entre frequência nas aulas de educação física e desempenho das funções executivas em alunos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2993547026709036pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to verify the relationship between attendance in physical education classes and executive functions of high school students, in addition to verifying the association between the sample variables such as the association between physical activity level x class attendance x participation in classes and association with executive functions. 16 adolescents participated in the study, 9 female and 7 male, aged between 14 and 16, from high school, regularly enrolled in the EREM Senador Paulo Pessoa Guerra. The level of physical activity was measured by the physical activity questionnaire for adolescents (FAQ), to assess executive functions, the Tower of London tests, the Digits test and the Flanker test were used. To analyze the students' attendance, the class attendance performed by the teacher was used and to evaluate the students' participation in practical classes, it was evaluated by the grade criterion used by the teacher of the physical education discipline. To analyze the differences between the study variables, the SPSS IBM software was used, using the comparison of independent samples of the T test and the Mann-Whitney U test. The results indicated that there was no correlation between the variables of executive function x participation in physical education classes, the same also occurred in the correction between executive function x attendance in physical education classes, except for the Tower of London test with p < 0 .05 in the T test. As for the association between physical activity level x participation in physical education classes, it showed significant results where p < 0.05 in the Mann – Whitney U test, different in what occurs when compared to class attendance. There was also no direct relationship between sex and any other variable. It can be concluded that school physical education classes are important to maintain the recommended level of physical activity practice by adolescents and consequently have a better performance of executive functions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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