Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49553

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Heitor Costa Lima da-
dc.contributor.authorSILVA, Luiz Filipe Freire da-
dc.date.accessioned2023-04-03T11:55:58Z-
dc.date.available2023-04-03T11:55:58Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Filipe Freire da. A produção jornalística e a autoridade do público: o papel do ombudsman da Folha de S. Paulo nas eleições presidenciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49553-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como ponto central a autoridade do público na produção jornalística, entendendo-se esse conceito como a possibilidade de interferência da sociedade, através dos consumidores de notícia, na linha editorial dos veículos de comunicação. Um dos instrumentos existentes para viabilizar esse processo é o ombudsman de imprensa, ainda que careça de poder sancionatório contra empresas ou jornalistas que cometem equívocos e que tenha sua função comumente questionada pela suposta falta de independência, de autonomia e de efeito prático na cobertura jornalística. Esta dissertação buscará aferir, a partir de duas categorias de indicadores, o que os ouvidores do leitor pensam sobre critérios normalmente associados a noções de balizamento da qualidade do jornalismo, como objetividade, neutralidade, imparcialidade e equilíbrio, além de atestar se a atividade deles realmente possibilita que o público tenha incidência satisfatória ou plena na produção de notícias. Para isso, são analisadas colunas de ombudsmans da Folha de S. Paulo produzidas em todas as eleições presidenciais brasileiras desde 1989, o que resultou na avaliação de mais de 160 textos. Sustentam essa trajetória teorias propagadas por autores como Jürgen Habermas, Hans-Georg Gadamer, Ludwig Wittgenstein, Charles Peirce, Herbert J. Gans e Mikhail Bakhtin (filosofia da comunicação, linguagem, discurso jornalístico, autocompreensão normativa da mídia, autoridade do público, público e opinião pública), John Soloski, Harvey Molotch & Marilyn Lester, Michael Schudson, Gaye Tuchmann, Warren Breed, Edward Herman, Miquel Rodrigo Alsina e Stuart Hall (teorias do jornalismo, construtivismo, objetividade, ideologia no discurso midiático e profissionalização do jornalismo), além de autores paradigmáticos sobre ideologia (como Karl Marx e Friedrich Engels, Louis Althusser, Marilena Chauí, John B. Thompson e Terry Eagleton) e sobre a deontologia, a ética e o instituto do ombudsman (a exemplo de Daniel Cornu, Pedrinho Guareschi, Caio Túlio Costa e Jairo Faria Mendes). O resultado, além de bastante atualizado, considerando que também incidiu sobre as eleições de 2022 entre Lula e Bolsonaro, também contém reflexões sobre caminhos para o ombudsman e a crítica de mídia em tempos de maior acesso dos leitores a outras formas de interação com os meios de comunicação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutoridade do públicopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectEleições presidenciaispt_BR
dc.subjectOmbudsmanpt_BR
dc.subjectFolha de S. Paulopt_BR
dc.titleA produção jornalística e a autoridade do público : o papel do ombudsman da Folha de S. Paulo nas eleições presidenciaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9255361848459582pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1393227099374469pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research has as its central point the authority of the public in journalistic production, understanding this concept as the possibility of interference by society, through the news consumers, in the editorial line of communication vehicles. One of the existing instruments to make this process viable is the press ombudsman, although it lacks sanctioning power against companies or journalists who make mistakes and whose function is commonly questioned due to the supposed lack of independence, autonomy and practical effect in journalistic coverage. This dissertation will seek to assess, based on two categories of indicators, what the reader's ears think about criteria normally associated with notions that guide the quality of journalism, such as objectivity, neutrality, impartiality and balance, in addition to attesting whether their activity really enables the public to have a satisfactory or full impact on news production. For this purpose, Folha de S. Paulo ombudsman reports produced in all Brazilian presidential elections since 1989 are heard, which resulted in the evaluation of more than 160 texts. This trajectory is supported by theories propagated by authors such as Jürgen Habermas, Hans-Georg Gadamer, Ludwig Wittgenstein, Charles Peirce, Herbert J. Gans and Mikhail Bakhtin (philosophy of communication, language, journalistic discourse, normative self-understanding of the media, public authority, public and public opinion), John Soloski, Harvey Molotch & Marilyn Lester, Michael Schudson, Gaye Tuchmann, Warren Breed, Edward Herman, Miquel Rodrigo Alsina and Stuart Hall (journalism theories, constructivism, objectivity, ideology in media discourse and professionalization of journalism), in addition to paradigmatic authors on ideology (such as Karl Marx and Friedrich Engels, Louis Althusser, Marilena Chauí, John B. Thompson and Terry Eagleton) and on deontology, ethics and the ombudsman institute (such as Daniel Cornu, Pedrinho Guareschi, Caio Túlio Costa and Jairo Faria Mendes). The result, in addition to being very up-to-date, considering that it also focused on the 2022 election between Lula and Bolsonaro, also contains reflections on paths for the ombudsman and media criticism in times of greater access by readers to other forms of interaction with the media of communication.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiz Filipe Freire da Silva.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons