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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49513

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dc.contributor.advisorSOUZA, Edilson Fernandes de-
dc.contributor.authorSILVA, Ivanilda Maximiano da-
dc.date.accessioned2023-03-28T14:18:49Z-
dc.date.available2023-03-28T14:18:49Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Ivanilda Maximiano da. Amaro Matias: contribuições para a história da educação de Quipapá-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49513-
dc.description.abstractNesta dissertação, a qual teve origem no Núcleo de Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco; analiso parte da trajetória do professor Amaro Matias, que viveu em solo pernambucano entre 1922 e 2002. A pergunta central que norteou o estudo foia seguinte: quais as contribuições do professor Amaro Matias, um homem negro, na educação do município de Quipapá-PE? Assim, o presente trabalho objetivou ressaltar o papel que teve Amaro Matias na Educação do referido município e o impacto na formação de educandos. Para responder a indagação central desta pesquisa, apresenta-se como aporte teórico autores ligados às áreas de História da Educação, Biografia e Autobiografia, entre os quais Passeggi (2016), Avelar e Schmidt (2017) e Souza, E. F. (2020). Quanto à fundamentação metodológica,apoiamo-nos na história de vida, bem como na história oral, trabalhada por Ferreirae Amado (2006) às quais me deram o Norte para as entrevistas que realizei com familiares, amigos e ex-estudantes. Utilizo também fontes documentais (documentospessoais) e fontes iconográficas (fotografias e imagens) oriundas dos arquivos da família do referido educador. Nesta pesquisa apresento, ainda, uma reflexão historiográfica, teórica e metodológica sobre o gênero biográfico e procuro demonstrar as vantagens analíticas de se construir uma biografia pela perspectiva do cotidiano de docentes e intelectuais. Assim, a partir da aplicação do diagrama do constructo do "eu" fonte (SOUZA, E. F., 2020), analiso a trajetória de Amaro Matias, destacando alguns elementos centrais e indissociáveis, que segundo a documentação consultada, compunham a sua vida diária: a família, o trabalho, o estudo, a produção intelectual e, sobretudo, sua atuação no magistério. Nas considerações finais, recupero alguns discursos produzidos sobre Amaro Matias após sua morte que apontam para diferentes facetas do personagem e seu itinerário. Busco reafirmar, também, a importância de se levar em conta, na construção de biografias, a complexidade das trajetórias individuais que são vivenciadas na relação com a coletividade. E, por fim, sintetizo as principais contribuições trazidas por este estudo no campo das Identidades e Memórias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectAmaro Matiaspt_BR
dc.subjectQuipapá- PEpt_BR
dc.titleAmaro Matias : contribuições para a história da educação de Quipapá-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4475433232849204pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3329563140947244pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn this dissertation, which originated in the Nucleus of Identities and Memories, of the Graduate Program of the Federal University of Pernambuco, I analyze part of the trajectory of the teacher Amaro Matias, who lived in Pernambuco between 1922 and 2002. The central question that guided the study was the following: what are the contributions of the teacher Amaro Matias, a black man, in the education of the city of Quipapá-PE? Thus, the present work aimed to highlight the role that Amaro Matias had in the municipality's education and the impact on the formation of students. To answer the central question of this research, it is presented as theoretical support authors linked to the areas of History of Education, Biography and Autobiography, among which Passegi (2016), Avelar and Schmidt (2017) and Souza, E. F. (2020). As for the methodological basis, we rely on life history, as well as oral history, worked by Ferreira and Amado (2006), which gave me the direction for the interviews I conducted with family members, friends and former students. I also use documental sources (personal documents) and iconographic sources (photographs and images) from the family archives of the educator. In this research I also present a historiographical, theoretical and methodological reflection on the biographical genre and try to demonstrate the analytical advantages of constructing a biography from the perspective of the everyday life of teachers and intellectuals. Thus, from the application of the diagram of the construct of the source "I" (SOUZA, E. F., 2020), I analyze the trajectory of Amaro Matias, highlighting some central and inseparable elements, which according to the consulted documentation, composed his daily life: family, work, study, intellectual production and, above all, his performance in teaching. In the final considerations, I recover some speeches produced about Amaro Matias after his death that point to different facets of the character and his itinerary. I also try to reaffirm the importance of taking into account, in the construction of biographies, the complexity of individual trajectories that are experienced in relation to the collectivity. And, finally, I summarize the main contributions brought by this study in the field of Identities and Memories.pt_BR
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