Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49501

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGODOY, Gustavo Pina-
dc.contributor.authorFARIAS, Felix Rodrigo Lima de-
dc.date.accessioned2023-03-28T12:19:03Z-
dc.date.available2023-03-28T12:19:03Z-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.date.submitted2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49501-
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm mudado a maneira como nos comunicamos, colaboramos e nos expressamos. Na odontologia, as TICs podem ser utilizadas de maneiras complementares aos conteúdos teóricos e procedimentos clínicos práticos que, tradicionalmente, são realizados de maneira presencial. O objetivo deste estudo foi identificar experiências de utilização das TICs no ensino da odontologia e contribuir com informações para os planejamentos e práticas educacionais na área. Foi realizada uma revisão de literatura narrativa através de uma busca online utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), IEEE e ACM. Na estratégia de busca foram utilizados os seguintes descritores: “e-Learning”; “Ensino a Distância”; “Tecnologias da Informação e Comunicação”; “Educação em Odontologia”; “Odontologia”; “Estudantes de Odontologia”. A busca foi realizada entre os meses de maio e junho de 2022. Foram incluídos 30 artigos publicados nos últimos 15 anos, nos idiomas português ou inglês e que estavam integralmente disponibilizados. A utilização de TICs no ensino da Odontologia revelou diversas estratégias como os simuladores, realidade virtual e ambiente virtuais de aprendizagem. Nesse sentido, verificou-se a importância da aplicação das TICs nas práticas de ensino da odontologia, não só pelos casos de sucesso, mas também pela criação de uma cultura de utilização e melhor aproveitamento das ferramentas.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjecte-Learningpt_BR
dc.subjectTIC'spt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação no ensino da odontologia : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5655149996985928pt_BR
dc.description.abstractxThe Information and Communication Technologies (ICTs) have changed the way we communicate, collaborate and express ourselves. In dentistry, ICTs can be used in ways that are complementary to theoretical content and practical clinical procedures that are traditionally performed in person. The objective of this study was to identify experiences in the use of ICTs in the teaching of dentistry and to contribute with information for planning and educational practices in the area. A narrative literature review was carried out through an online search using the Pubmed, Scielo, Virtual Health Library (BVS), IEEE and ACM databases. In the search strategy, the following descriptors were used: “e-Learning”; "Distance learning"; “Information and Communication Technologies”; “Education in Dentistry”; "Dentistry"; “Students of Dentistry”. The search was carried out between May and June 2022. Thirty articles published in the last 15 years, in Portuguese or English and which were fully available, were included. The analyzed experiences of the use of ICTs in the teaching of Dentistry showed that several most used strategies are: simulators, virtual reality and virtual learning environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Odontologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventivapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Odontologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Felix.pdf722,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons