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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49412
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Ezir George | - |
dc.contributor.author | MOURA, Luiz Felipe de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T16:33:30Z | - |
dc.date.available | 2023-03-21T16:33:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Luiz Felipe de Arruda. Contribuições de mestre Eckhart para a formação humana em uma perspectiva da mística. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49412 | - |
dc.description.abstract | A história em sociedade, foi marcada por situações que implicaram o mundo e suas visões em todos os sentidos e aspectos da realidade. É com base nessa premissa que esse estudo se insere nos debates sobre Educação, Filosofia e Formação Humana, em uma perspectiva da Mística. Em um sentido formativo-epistemológico, o trabalho toma como referência o pensamento de Mestre Eckhart, por identificarmos que sua produção pode oferecer um olhar problematizador acerca de certas concepções que, de lá para cá, orientam, determinam e influenciam as concepções que se tem acerca do Ser humano, do mundo e seus próprios processos formativos. Nesse sentido, problematizamos: quais as contribuições da mística eckhartiana para a formação humana? Em seguida, propomos como objetivo geral: analisar a relação entre Mística e Educação na filosofia de Eckhart. Especificamente: a) compreender as especificidades do pensamento místico de Eckhart; b) mapear a categoria da mística nas plataformas e bancos de dados das produções brasileiras; c) apresentar contribuições do pensamento eckhartiano para o Campo da Educação. Do ponto de vista metodológico, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter bibliográfico, por entendermos que sua finalidade é aproximar o homem do seu pensamento em perspectiva e as leituras de mundo da realidade e dos desafios que nos evocam. Sobre os achados, destacamos os aspectos da incompletude tanto humana, quanto da Educação; a busca por um agir coerente e possibilidade de indicação de outras categorias que nos ajudem a pensar acerca dos caminhos de acessos a novos processos que nos conduzam a maturidade humana e espiritual. Logo, compreendemos que o pensamento de Eckhart se torna propositivo à medida que chama nossa atenção para outras possibilidades formativas e modos de pensarmos nossas relações com o mundo e o Outro que nos evoca, provoca, circunda, amplia, ultrapassa e transcende. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mística | pt_BR |
dc.subject | Mestre Eckhart | pt_BR |
dc.title | Contribuições de mestre Eckhart para a formação humana em uma perspectiva da mística | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9828252344012862 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2121731165842179 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The history of society has been marked by situations that have implicated the world and its visions in all senses and aspects of reality. It is based on this premise that this study is inserted in the debates about Education, Philosophy and Human Formation, in a perspective of Mysticism. In a formative-epistemological sense, the work takes Master Eckhart's thought as a reference, because we identify that his production can offer a problematizing look at certain conceptions that, since then, have guided, determined and influenced the conceptions we have about the human being, the world and our own formative processes. In this sense, we problematize: what are the contributions of the Eckhartian mysticism to human formation? Then, we propose as a general objective: to analyze the relationship between Mysticism and Education in Eckhart's philosophy. Specifically: a) to understand the specificities of Eckhart's mystical thought; b) to map the category of mysticism in the platforms and databases of Brazilian productions; c) to present contributions of Eckhartian thought to the field of Education. From the methodological point of view, we have opted for a qualitative research of bibliographical nature, because we understand that its purpose is to bring man closer to his thought in perspective and to the world readings of reality and the challenges it evokes. About the findings, we highlight the aspects of incompleteness, both human and Educational; the search for a coherent action and the possibility of indicating other categories that help us think about the access paths to new processes that lead us to human and spiritual maturity. Therefore, we understand that Eckhart's thought becomes propositional as it draws our attention to other formative possibilities and ways of thinking about our relations with the world and the Other that evokes, provokes, surrounds, amplifies, surpasses, and transcends us. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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DISSERTAÇÃO Luiz Felipe de Arruda Moura.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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