Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49396

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACHADO, Laêda Bezerra-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Alanna Tuylla Dantas-
dc.date.accessioned2023-03-20T16:27:28Z-
dc.date.available2023-03-20T16:27:28Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Alanna Tuylla Dantas. As representações sociais do ser mulher para crianças. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49396-
dc.description.abstractDebates recorrentes que envolvem a mulher e questões de gênero em sua abrangência estão presentes nas mais variadas esferas da sociedade. Preocupações voltadas à essa temática, no âmbito da escola, são imprescindíveis, uma vez que podem problematizar e desconstruir discursos e práticas assentadas em padrões machistas e conservadores que naturalizam a opressão. A escola é um dos fortes espaços de socialização das crianças – nela as mesmas têm oportunidades para conhecer outras realidades e estabelecer relações sociais diversificadas. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as representações sociais do ser mulher construídas por crianças, matriculadas em escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental situadas em Recife, indicando possíveis influências do contexto escolar e social na formação de tais representações. Tomamos como referencial, a Teoria das Representações Sociais (TRS): um campo de estudos que privilegia os conhecimentos do senso comum. Representações sociais são formas de explicar a realidade que guiam os comportamentos e práticas dos sujeitos. Desenvolvemos um estudo de abordagem qualitativa delineado como estudo de campo, do qual participaram 69 crianças, matriculadas em turmas de quarto e quinto ano de escolas públicas e escolas privadas, situadas nos bairros que apresentaram os maiores índices de violência contra a mulher na cidade do Recife, em 2021. Para coleta de dados, utilizamos a prática do desenho e a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados e analisados com o suporte da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que as representações do ser mulher para crianças de escola pública, têm na mãe seu maior referente. À mãe estão correlacionados os termos: guerreira; cuidado; proteção e, de modo discreto, vaidade; liberdade; respeito. Para as crianças de escola privada, as representações sociais do ser mulher estão fincadas nos elementos: fonte de vida; complacência; guerreira; livre, assim, permeiam nessas representações a figura da mãe. As representações sociais do ser mulher, em ambos os grupos investigados, apresentam como um estruturador comum o símbolo da mãe, articulado a defesa da liberdade feminina e aos desafios enfrentados pelas mulheres que são sintetizados na metáfora: guerreira. A pesquisa confirmou através da literatura sobre as representações sociais, a influência do contexto social e as condições materiais de vida das crianças para a construção das representações do ser mulher nos dois grupos investigados. A análise das falas e dos desenhos das crianças indicou a dificuldade de identificação de representações isoladas do objeto investigado. O ser mulher, para crianças de escolas públicas e privadas, é um campo simbólico para o qual convergem vários elementos. São representações sociais correlacionadas que formam um sistema de representações. Entre crianças de escola pública há uma relação de hierárquica de elementos, no qual o ser mulher como mãe orienta e perpassa os demais elementos como guerreira; feminina; livre, por sua vez, entre os grupos de meninos e meninas de escolas particulares, elementos como: vida; complacência; guerreira e livre estão articulados à mãe como figura de referência para esses sujeitos. Portanto, o estudo ratifica o conceito de sistema representacional como representações intricadas. Em face do exposto, reiteramos a necessidade de trazer à luz discussões sobre temas sensíveis, alvos de preconceitos na sociedade e na escola para a formação inicial e continuada de docentes, a fim de que os futuros professores e aqueles em exercício possam discuti-los e problematizá-los de forma a contribuir na construção de uma sociedade mais inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSer mulherpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscola privadapt_BR
dc.titleAs representações sociais do ser mulher para criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0915951435069342pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6311786387582869pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxRecurring debates involving women and gender issues in their scope are present in society. Concerns focused on this theme within the sphere of the school are essential, since they can problematize and deconstruct discourses and practices based on sexist and conservative standards, that naturalize oppression. The school is first of the strong spaces for children to socialize in it they have opportunities to get to know other realities and establish diversified social relationships. The general objective of this research is to identify the social representations of contrued be woman built by kids. Enrolled in elementary schools located in Recife, indicating possible influences of the school and social context in the formation of such representations. We take as a reference the Theory of Social Representations (TSR): a field of study that privileges common sense knowledge. Social representations are ways of explaining reality that guide the behavior and practices of subjects. We developed a study with a qualitative approach designed as a field study, in which 69 children participated, enrolled in fourth and fifth grade classes in public and private schools, located in the neighborhoods that had the highest rates of violence against women in the city of Recife in 2021. For data usage collection we used the practice of drawing and the semi-structured interview. The data were organized and analyzed with the support of the Content Analysis technique. The results showed that the representations of being a woman for public school children have their greatest referent in the mother. The terms are correlated to the mother: warrior; caution; protection and discreetly; vanity; freedom; respect. In private school children have a social representations of being a woman are rooted in the elements: source of life; complacency; warrior; free, therefore permeate in these representations the figure of the mother. The social representations of being a woman in both investigated groups, present the mother symbol as a common structurer, articulated in the defense of female freedom and the challenges faced by women. That are synthesized in the metaphor, warrior. The research confirmed, through the literature on social representations, the influence of the social context and the material conditions of children's lives for the construction of representations and being a woman in the two groups investigated. The analysis of the kids speeches and drawings indicated the difficulty of identifying the isolated gregarious conceptions of the investigated object. Being a woman, for children from public and private schools, is a symbolic field to which several elements converge. It is these correlated societal cuts that form a retraction system. Among public school children there is a hierarchy of elements, in which being a woman as a mother guides and permeates the others as a warrior; female; free, in turn, among groups of boys and girls from private schools, elements such as: life; complacency; warrior and book are articulated to the mother as a reference figure for these subjects. Therefore, the study ratifies the concept of intricate representational system. Face to face we reiterate the need to bring to light the exercise on society and the need for initial teacher training, in order to expose and continue to teach teachers and those in can discuss and problematize them in order to contribute to the building a more inclusive society.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alanna Tuylla Dantas Figueiredo.pdf2,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons