Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49341
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, Simone Dias de | - |
dc.contributor.author | ZIMEI, Adriana Wang | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T16:19:20Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T16:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.citation | ZIMEI, Adriana Wang. O papel do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na formação do profissional de eecretariado executivo: um estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Secretariado Executivo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49341 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo abordar a importância do ensino e domínio das línguas estrangeiras no curso de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e como isso pode impactar de forma significativa na sua formação e na sua colocação no mercado de trabalho. Nesse contexto, o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras relaciona-se também com o cenário de globalização e intensificação do comércio exterior, para conscientizar os discentes da importância do estudo de diversas línguas dentro do cenário de globalização e intensificação do comércio exterior. Foram utilizadas como principais referências Santos, Costa e Gomes (2017); Nonato Júnior (2009), Bortolotto e Willers (2005); Medeiros e Hernandes (2012, p.283); Natalense (1998); Rodrigues (2004, p. 178); Durante (2008, p. 3); Rafael e Janaina (2015); Priscila e Luciana (2011); Roesch (2005, pág. 127) e Zanella (2006). A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-diagnóstico, com análise quali-quantitativa dos dados, pelo método de estudo de caso e, para a estruturação do referencial, o estudo lançou mão de levantamento bibliográfico sobre os assuntos abordados. Os dados foram colhidos através da aplicação de questionário à população alvo, de onde foram extraídos os seguintes achados principais: no ponto de vista dos discentes, é importante que sejam ministradas aulas que ensinam outras línguas estrangeiras dentro do curso e, a importância do profissional ser poliglota nos dias atuais é por ter uma maior disponibilidade de vagas de emprego e a possibilidade de maior remuneração. | pt_BR |
dc.format.extent | 11p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Secretariado executivo | pt_BR |
dc.subject | Línguas estrangeiras | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.title | O papel do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na formação do profissional de secretariado executivo: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9736215493556700 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | Centro de Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.graduation | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adriana.pdf | 180,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons