Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49304

Compartilhe esta página

Título: Construção e caracterização de simulador Rn para uso in vivo (CAMIND alpha-Rn)
Autor(es): GUIMARÃES, Cassya Regina Pereira
Palavras-chave: Tecnologias Energéticas e Nucleares; Dosimetria; Radiação ionizante; Radioecologia; Radionuclídeo; Radônio
Data do documento: 18-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GUIMARÃES, Cassya Regina Pereira. Construção e caracterização de simulador Rn para uso in vivo (CAMIND alpha-Rn). 2022. Dissertação (Tecnologias Energéticas e Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O radônio é um gás radioativo, emissor de partículas alfa, de ocorrência natural e proveniente das séries radioativas naturais. Entre os isótopos de radônio, o 222Rn, que é da série do 238U, é o mais relevante sob o ponto de vista ambiental, devido à abundância isotópica do seu precursor na composição do urânio natural, e sua meia-vida física de 3,82 dias. Esse gás e sua progênie possuem significativas contribuições para a exposição interna do ser humano, podendo causar câncer, ponderando em até 54% da dose radioativa natural recebida no interior das habitações. No estudo, foi desenvolvido um simulador para caracterizar e validar os níveis de radônio em um ambiente interno (indoor). No simulador foi inserida uma fonte radioativa natural contendo alto teor de urânio. A monitoração do radônio no ambiente do simulador foi realizada com detectores passivos e ativo. Os valores médios de 222Rn obtidos no interior do simulador para os dois métodos foram de 3.200 ± 324 Bq.m-3 e 4.655 ± 467 Bq.m-3, respectivamente. O simulador contribuirá para futuros estudos sobre o radônio e/ou progênie, uma vez que permite diferentes arranjos experimentais para estudos da dispersão do gás no ambiente, monitoração in vivo, certificação de dispositivos dosimétricos, estudos de modelagem de risco, além de minimizar custos com pesquisas de campo. Ainda contribuirá com ações mitigadoras, sobretudo nas áreas influenciadas por Material Radioativo de Ocorrência Natural (NORM), com uma metodologia específica, eficiente e de baixo custo. Adicionalmente, o produto possibilitará estímulo à aplicação das normas de proteção radiológica e providências para maximizar a qualidade de vida dos habitantes expostos aos efeitos da interação das radiações ionizantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49304
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cassya Regina Pereira Guimarães.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons