Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49299

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorSAVOLDI, Robson-
dc.date.accessioned2023-03-09T11:33:19Z-
dc.date.available2023-03-09T11:33:19Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationSAVOLDI, Robson. Ayahuasca e self : relações entre autoconsciência, misticismo e dissolução do eu. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49299-
dc.description.abstractA ayahuasca é uma bebida psicoativa de origem vegetal usada já há milhares de anos para alterar o “eu” ou self em direção a estados místicos. A autoconsciência (self-awareness) é o processo cognitivo em que o “eu” se torna objeto de atenção e que pode ser também um traço de personalidade estável (self-consciousness). Experiências místicas são intensas, significativas e transientes modificações do self, são comumente relatadas por usuários de ayahuasca e são essenciais para entender os efeitos cognitivos duradouros da bebida. Este trabalho é composto de quatro estudos. No primeiro estudo, coletamos online medidas da autoconsciência privada, autoconsciência pública, ansiedade social, autorreflexão e insight em uma amostra de ambos os sexos de sujeitos que nunca beberam ayahuasca (e se preparariam para a primeira sessão) (n=128) e sujeitos que já beberam ayahuasca (n=126). Os resultados indicaram que sujeitos que já haviam consumido o psicoativo obtiveram escores estatisticamente maiores de insight e menores de ansiedade social que sujeitos que não haviam bebido ayahuasca. No segundo estudo, o objetivo principal foi identificar a estrutura psicométrica das versões brasileiras da Hood Mysticism Scale (HMS) e do Ego-Dissolution Inventory (EDI-8). Delineamos uma pesquisa transversal com amostra composta por 1414 membros da União do Vegetal. Os resultados apresentam bons indicadores de confiabilidade e validade de constructo, que encorajam a aplicação da versão brasileira das escalas. No estudo três, de delineamento transversal, investigamos os aspectos da autoconsciência traço – eu privado, eu público, ansiedade social ou eu projetado, autorreflexão, insight, ruminação e reflexão – que poderiam ser previstos pela experiência mística e dissolução do eu em religiosos ayahuasqueiros. Paralelamente investigamos se as variáveis categóricas relacionadas ao uso da ayahuasca – frequência de uso, percepção de dose comum e tempo de religião – poderiam prever as variáveis psicológicas de autoconsciência, misticismo e dissolução do ego. Os resultados indicaram que a experiência mística pôde prever, com exceção do insight, todas as outras dimensões da autoconsciência, sendo que seus aspectos adaptativos foram previstos positivamente e os aspectos desadaptativos foram preditos negativamente. Da mesma forma, a dissolução do self previu aspectos adaptativos reflexivos da autoconsciência. Enquanto a frequência de uso da ayahuasca foi preditora positiva da autoconsciência pública, o tempo de religião foi associado positivamente ao insight. A percepção de beber doses altas de ayahuasca foi preditora positiva do self privado e reflexão e negativa da ansiedade social, contudo, esses efeitos foram mediados pelo misticismo. O quarto artigo descreve efeitos de um ritual de ayahuasca e um de jurema, em medidas de autorrelato de misticismo e dissolução do ego e suas relações com o ambiente nos quais o ritual ocorreu. Os dados observacionais foram recolhidos em ambiente natural através de métodos mistos, escalas (N=26) e entrevista (N=7). Os resultados mostraram que diferentes rituais têm diferentes facetas místicas como preditoras da dissolução do ego. Observações e entrevistas revelaram que o ambiente desempenhou um papel fundamental nas diferenças e significado da experiência. Conjuntamente, os resultados sugerem que a autoconsciência apresenta relações significativas com a experiência mística e dissolução do self, o que confirma a literatura. Mais estudos, com múltiplos delineamentos, são necessários para se caracterizar os processos cognitivos presentes na experiencia de ayahuasca.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSelf (Psicologia)pt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectCentros de retiro espiritualpt_BR
dc.subjectRituais de bebidapt_BR
dc.subjectVida espiritual – Nova era (Movimento esotérico)pt_BR
dc.titleAyahuasca e self : relações entre autoconsciência, misticismo e dissolução do eupt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coESCOBAR, Jose Arturo Costa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2161636487729901pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxAyahuasca is a psychoactive beverage that has been used for thousands of years to alter the “I” or self toward mystical states. Self-awareness is the cognitive process in which the “I” becomes the object of attention, and self-consciousness is a stable trait regarding this process. Mystical experiences are intense, meaningful, and transient modifications of the self. They are commonly reported by ayahuasca users and are essential to understanding the brew's lasting cognitive effects. This thesis is composed of four studies. In the first study, we collected online measures of the private self, public self, social anxiety, self-reflection, and insight in a male and female sample of subjects naive to ayahuasca (in preparation for the first session) (n=128) and subjects who already drank ayahuasca (n=126). Results showed that experienced individuals had statistically higher means of insight and lower means of social anxiety than naive. The second study aimed to identify the psychometric structure of the Brazilian versions of the Hood Mysticism Scale (HMS) and the Ego-Dissolution Inventory (EDI-8), in a cross- sectional study with a sample of 1414 members of the União do Vegetal. The results show good reliability and validity indicators, which encourage applying the Brazilian version of these scales. In the third study, using a cross-sectional design (N=1362), we investigated which self-awareness traits – private self, public self, social anxiety or projected self, self-reflection, insight, rumination, and reflection – could be predicted by mystical experience and self-dissolution in ayahuasca religious. Alongside, we investigated whether the categorical variables related to the use of ayahuasca – frequency of use, perception of common dose, and years of religion – could predict the psychological variables of self-awareness, mysticism, and ego-dissolution. Results showed that the mystical experience positively predicts, with the exception of insight, all dimensions of adaptive self-consciousness aspects, and negatively predicts their maladaptive aspects. Likewise, self-dissolution predicted private and reflexive adaptive self-consciousness subscales. The frequency of ayahuasca use positively predicted public self-awareness, and religion time was positively associated with insight. The self-related common dose was a positive predictor of private self and reflection and a negative predictor of social anxiety; however, these effects were mediated by mysticism. In the fourth chapter, we describe the effects of ayahuasca and jurema rituals on self-report measures of mysticism and ego dissolution and their relationships with the environment in which the ritual happened. Observational data were collected in the natural setting using mixed methods, scales (N=26), and interviews (N=7). Results showed that different rituals have different mystical facets as predictors of ego dissolution. Observations and interviews revealed that the set and setting played a key role in the differences and meanings of the experience. Overall, the results suggest that self-consciousness presents significant relationships with mystical experience and self-dissolution, which confirms the literature. More studies, with multiple designs, are needed to characterize the cognitive processes present in the ayahuasca experience.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4686696923433234pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Robson Savoldi.pdf4,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons