Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49281

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorANDRADE, Maria Luzia Barros de-
dc.date.accessioned2023-03-07T19:38:34Z-
dc.date.available2023-03-07T19:38:34Z-
dc.date.issued2023-11-01-
dc.date.submitted2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49281-
dc.description.abstractO tratamento da variação linguística nos livros didáticos vem sendo amplamente discutido ao longo dos anos e as recentes coleções vêm difundindo reflexões sobre o preconceito linguístico, os estigmas sociais e a variação. Entretanto, ainda é possível perceber algumas inconsistências teóricas voltadas à temática, mediadas pela falta de embasamento acerca da teoria da Sociolinguística, proposta por Coelho, Gorski, May e Souza (2012) e Bagno (2013). Dessa forma, elucidamos, neste trabalho, a análise das seções voltadas à variação linguística em um livro didático, pertencente à rede privada de ensino, publicado no ano de 2020. Tomamos como enfoque não só os conceitos relacionados à variação, mas também a maneira como as variedades nordestinas são tratadas nesta obra. Temos como objetivo analisar se o estigma linguístico ou a ausência dessas variantes ainda se fazem presentes no livro didático. Além disso, observamos, na discussão sobre variação linguística, qual a relação entre as perspectivas teórico-pedagógicas na BNCC e no livro didático de língua portuguesa. As concepções teóricas para a discussão sobre livro didático partem de Bunzen (2005), (2001) e Silva e Rocha (2019) e, como mencionado acima, os aspectos linguísticos partem da teoria Sociolinguística, retomadas por Bagno (2013), BOCHENEK (2013), MONTEIRO (2000) e COELHO, GORSKI, MAY e SOUZA (2012).pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectVariantes Nordestinaspt_BR
dc.titleA variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa: onde está o Nordeste?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0009556285805782pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.description.abstractxThe treatment of linguistic variation in textbooks has been widely discussed over the years and recent collections have been disseminating reflections on linguistic prejudice, social stigmas and the variation. However, it is still possible to perceive some theoretical inconsistencies related to the theme, mediated by the lack of foundation on the theory of Sociolinguistics, proposed by Coelho, Gorski, May and Souza (2012) and Bagno (2013). In this way, we elucidate, in this work, the analysis of the sections focused on linguistic variation in a textbook, belonging to the private education network, published in 2020. We focus not only on the concepts related to variation, but also on the way in which the northeastern varieties are treated in this work. We aim to analyze whether the linguistic stigma or the absence of these variants are still present in the textbook. Furthermore, in the discussion on linguistic variation, we observed the relationship between the theoretical-pedagogical perspectives in the BNCC and in the Portuguese language textbook. The theoretical conceptions for the discussion of textbooks come from Bunzen (2005), (2001) and Silva and Rocha (2019) and, as mentioned above, the linguistic aspects of variation come from the Sociolinguistic theory, taken up by Bagno (2013), BOCHENEK (2013), MONTEIRO (2000) and COELHO, GORSKI, MAY and SOUZA (2012).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6324-000Xpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Luzia Barros de Andrade.pdf683,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons