Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49281
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Maria Luzia Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T19:38:34Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T19:38:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49281 | - |
dc.description.abstract | O tratamento da variação linguística nos livros didáticos vem sendo amplamente discutido ao longo dos anos e as recentes coleções vêm difundindo reflexões sobre o preconceito linguístico, os estigmas sociais e a variação. Entretanto, ainda é possível perceber algumas inconsistências teóricas voltadas à temática, mediadas pela falta de embasamento acerca da teoria da Sociolinguística, proposta por Coelho, Gorski, May e Souza (2012) e Bagno (2013). Dessa forma, elucidamos, neste trabalho, a análise das seções voltadas à variação linguística em um livro didático, pertencente à rede privada de ensino, publicado no ano de 2020. Tomamos como enfoque não só os conceitos relacionados à variação, mas também a maneira como as variedades nordestinas são tratadas nesta obra. Temos como objetivo analisar se o estigma linguístico ou a ausência dessas variantes ainda se fazem presentes no livro didático. Além disso, observamos, na discussão sobre variação linguística, qual a relação entre as perspectivas teórico-pedagógicas na BNCC e no livro didático de língua portuguesa. As concepções teóricas para a discussão sobre livro didático partem de Bunzen (2005), (2001) e Silva e Rocha (2019) e, como mencionado acima, os aspectos linguísticos partem da teoria Sociolinguística, retomadas por Bagno (2013), BOCHENEK (2013), MONTEIRO (2000) e COELHO, GORSKI, MAY e SOUZA (2012). | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Variantes Nordestinas | pt_BR |
dc.title | A variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa: onde está o Nordeste? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0009556285805782 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The treatment of linguistic variation in textbooks has been widely discussed over the years and recent collections have been disseminating reflections on linguistic prejudice, social stigmas and the variation. However, it is still possible to perceive some theoretical inconsistencies related to the theme, mediated by the lack of foundation on the theory of Sociolinguistics, proposed by Coelho, Gorski, May and Souza (2012) and Bagno (2013). In this way, we elucidate, in this work, the analysis of the sections focused on linguistic variation in a textbook, belonging to the private education network, published in 2020. We focus not only on the concepts related to variation, but also on the way in which the northeastern varieties are treated in this work. We aim to analyze whether the linguistic stigma or the absence of these variants are still present in the textbook. Furthermore, in the discussion on linguistic variation, we observed the relationship between the theoretical-pedagogical perspectives in the BNCC and in the Portuguese language textbook. The theoretical conceptions for the discussion of textbooks come from Bunzen (2005), (2001) and Silva and Rocha (2019) and, as mentioned above, the linguistic aspects of variation come from the Sociolinguistic theory, taken up by Bagno (2013), BOCHENEK (2013), MONTEIRO (2000) and COELHO, GORSKI, MAY and SOUZA (2012). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6324-000X | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Luzia Barros de Andrade.pdf | 683,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons