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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49248

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONTE, Eliane Maria Monteiro da-
dc.contributor.authorFARIAS JUNIOR, Lujan Fragoso de-
dc.date.accessioned2023-03-02T13:05:07Z-
dc.date.available2023-03-02T13:05:07Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.date.submitted2023-02-27-
dc.identifier.citationFARIAS JUNIOR, Lujan Fragoso de. Cientistas sociais em formação pela UFPE: quem são e para onde querem ir?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49248-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivos analisar aspectos do perfil social das/os estudantes de graduação dos cursos de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, as suas motivações para a escolha dos cursos, aspirações profissionais e identidades profissionais acionadas a partir das visões conflitantes sobre ciências sociais. A discussão aqui empreendida tem como base de dados as informações coletadas na pesquisa coletiva do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de Ciências Sociais da UFPE entre os anos de 2018 e 2019, grupo ao qual estive vinculado durante o curso de graduação. Apostando na metodologia mista, o trabalho parte dos dados do survey e das entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes da graduação para oferecer um retrato dinâmico e plural sobre “quem é a/o cientista social em formação pela UFPE?” e “para onde ela/e quer ir?”. A partir dos aportes conceituais fornecidos pela sociologia das profissões, conceitos como “reserva de mercado” e “identidade profissional” são operacionalizados para auxiliar na análise dos dados. Entre os principais resultados, conseguimos visualizar que a busca pelas carreiras científicas (seja dentro da universidade ou em outras instituições públicas) se entrelaça a valores caros às/aos graduandas/os, sobretudo ao desejo por estabilidade; bem como que a identidade profissional das/os cientistas sociais, desde a graduação, se desenvolvem de maneira difusa e imprecisa. À guisa de conclusões, refletimos acerca de como posições unilaterais sobre “o que é” e “como se faz” ciências sociais no mundo do trabalho impedem que essa ciência, pluriparadigmática em termos epistemológicos, seja reconhecida e se reconheça também pela variedade de atividades possíveis a quem a escolhe como profissão.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologia das Profissõespt_BR
dc.subjectMotivações profissionaispt_BR
dc.subjectAspirações profissionaispt_BR
dc.subjectSocialização profissionalpt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.titleCientistas Sociais em formação pela UFPE: Quem são e para onde querem ir?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7662386695437998pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6737586307858036pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze aspects of the social profile of undergraduate students of Social Sciences courses at the Federal University of Pernambuco, their motivations for choosing courses, professional aspirations and professional identities triggered from conflicting views on social sciences. The discussion undertaken here is based on data collected in the collective research of the PET (Tutorial Education Program) of Social Sciences at UFPE between the years 2018 and 2019, a group to which I was linked during the undergraduate course. Betting on a mixed methodology, the work uses survey data and semi-structured interviews with undergraduate students to offer a dynamic and plural portrait of “who is the social scientist in training at UFPE?” and “where does she/he want to go?”. Based on the conceptual contributions provided by the sociology of professions, concepts such as “market shelter” and “professional identity” are operationalized to assist in data analysis. Among the main results, we were able to visualize that the search for scientific careers (whether within the university or in other public institutions) is intertwined with values dear to undergraduates, especially the desire for stability; as well as that the professional identity of social scientists, since graduation, develops in a diffuse and imprecise way. In terms of conclusions, we reflect on how unilateral positions on “what it is” and “how it is done” social sciences in the world of work prevent this multiparadigm science in epistemological terms from being recognized and recognize itself for the variety of possible activities to those who choose it as a profession.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Sociologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

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