Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49172

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.authorPIRES, Márjorie Maria Carneiro-
dc.date.accessioned2023-02-24T14:29:17Z-
dc.date.available2023-02-24T14:29:17Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationPIRES, Márjorie Maria Carneiro. Professores de história e as mídias digitais : possibilidades ao Ensino de História. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49172-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o intuito de averiguar a produção de conteúdos de História nas mídias digitais por professores de História da educação básica de Pernambuco. Parte-se da premissa de que o mundo digital é uma realidade que interfere e reconfigura as possibilidades educativas, haja vista as mudanças ocasionadas pelo advento da formação da Sociedade em Rede e da cibercultura. Desta forma, o trabalho dialoga com a História Pública e Digital, ao apresentar as mídias digitais como novos espaços de atuação do professor de História, na medida em que ele pode contribuir com novas formas de construção e disposição do conhecimento histórico a um público amplo. Assim, inicialmente apresentamos uma discussão teórica acerca da sociedade em rede e da influência do mundo digital sobre a educação brasileira, especificamente sobre o Ensino de História, em seguida, tratamos da História Pública e Digital e das inovações desencadeadas à (re)estruturação e à divulgação do conhecimento histórico. Por fim, dedicamo-nos a analisar a atuação de professores de história nas mídias digitais, considerando-os como agentes da história pública e digital. Essa análise foi feita em duas etapas, primeiro através de um formulário eletrônico desenvolvido no google forms para realizar um levantamento do perfil e das produções dos docentes que se engajam no mundo digital, e depois através de entrevistas realizadas com três professores selecionados. Por meio das entrevistas concedidas elaboramos o produto didático desta dissertação, o livro intitulado “Conversas com professores: uso das mídias digitais no Ensino de História”, em que são apresentadas as vivências digitais dos docentes que se dedicam a fomentar o conhecimento histórico no mundo digital, socializando-as a fim de contribuir com o ensino e a aprendizagem em História.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectHistória pública – Digitalpt_BR
dc.titleProfessores de história e as mídias digitais : possibilidades ao Ensino de Históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Lúcia Falcão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4829773137005808pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate the production of History content in digital media by History teachers of basic education in Pernambuco. It starts from the premise that the digital world is a reality that interferes and reconfigures educational possibilities, given the changes caused by the advent of the formation of the Network Society and cyberculture. In this way, the work dialogues with Public and Digital History, by presenting digital media as new spaces for the History teacher, insofar as he can contribute with new forms of construction and provision of historical knowledge to a wide audience. Thus, initially we present a theoretical discussion about the network society and the influence of the digital world on Brazilian education, specifically on the Teaching of History, then we deal with Public and Digital History and the innovations triggered by the (re)structuring and dissemination of historical knowledge. Finally, we dedicated ourselves to analyzing the role of history teachers in digital media, considering them as agents of public and digital history. This analysis was carried out in two stages, first through an electronic form developed in google forms to survey the profile and productions of professors who engage in the digital world, and then through interviews with three selected professors who responded to the form. . Through the interviews, we prepared the didactic product of this dissertation, the book entitled “Conversations with teachers: use of digital media in History Teaching”, in which the digital experiences of teachers who are dedicated to fostering historical knowledge in the digital world are presented. , socializing them in order to contribute to teaching and learning in History.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5667594441132627pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Márjorie Maria Carneiro Pires.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons