Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49166

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Giuseppe Trevisan-
dc.contributor.authorCABRAL, Caio de Paula-
dc.date.accessioned2023-02-23T17:07:44Z-
dc.date.available2023-02-23T17:07:44Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationCABRAL, Caio de Paula. Conexão política e retorno de empresas de capital aberto: evidências para o Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49166-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar o efeito da conexão política sobre medidas de retorno de empresas de capital aberto. Utilizando dados de empresas negociadas na Bolsa de Valores do Brasil e de doações privadas a candidatos políticos no período de 2008 a 2014, explora­se um quase­experimento ocasionado por eleições acirradas. Como estratégia empírica, utiliza­se um desenho de regressão descontínua para recuperação do efeito causal da conexão política, essa última medida como empresas doadoras em que o candidato político foi eleito. Os resultados mostram que as empresas politicamente conectadas apresentam respostas positivas em seus indicadores de retorno e que esse efeito é dissipado com o fim do mandato do político ao qual a empresa estava conectada. Contudo, ainda há uma lacuna no entendimento dos mecanismos que explicam esses efeitos. O estudo contribui para compreensão da influência causal de doações financeiras sobre o retorno de empresas durante os mandatos políticos num contexto em que empresas são sujeitas a altos padrões de accountability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFinanças das empresaspt_BR
dc.subjectFinanciamento de campanha eleitoralpt_BR
dc.subjectCompanhia abertapt_BR
dc.titleConexão política e retorno de empresas de capital aberto : evidências para o Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1792402394311716pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1373825764108959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThis research estimates the effect of political connections on the performance of public- listed companies. Using unique data from firms listed in the Brazilian Stock Exchange and from private donations to political candidates during 2008–2014, we explore the close elections quasi­experiment to infer causality in a regression discontinuity design. In this reasearch we consider a company like politically connected when he donated to a winner candidate. Results show that politically connected companies present positive responses in their measures of return and that the effect vanishes in the subsequent term when connection is broken. Still, more research is needed to unveiling the potential mechanisms behind the observed changes. Our study contributes to the understanding of the causal relationship between financial donations and the behavior of companies during political mandates in a context where firms are subjected to high accountability standards.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Caio de Paula Cabral.pdf591,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons