Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49156

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA FILHO, Miguel Lopes de-
dc.contributor.authorNOVA, Barbara Hermínia Vila-
dc.date.accessioned2023-02-23T12:07:28Z-
dc.date.available2023-02-23T12:07:28Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2023-02-22-
dc.identifier.citationNOVA, Barbara Hermínia Vila. Riscos tecnológicos à contabilidade: os impactos do cibercrime na atuação dos profissionais contábeis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49156-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo identificar os riscos tecnológicos que podem impactar na realização das atividades contábeis, desta forma conhecendo áreas de atuação contábil que podem auxiliar no combate aos crimes cibernéticos e como o tema é abordado aos graduandos e proposto nas grades curriculares das universidades. Ademais, foram apresentados os riscos pertinentes à contabilidade e as empresas, as formas e métodos utilizados por criminosos para conseguir acesso aos computadores, redes e sistemas, além de também evidenciar conhecimentos essenciais para prevenção de ameaças. Como metodologia utilizou-se o método de levantamento de dados, através de respostas ao questionário online disponibilizado aos alunos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pela plataforma Google Forms e pesquisa bibliográfica com análise dos planos de ensino do curso de contábeis nas nove Universidades Federais do Nordeste, assim apresentando uma abordagem qualitativa e quantitativa. Durante a pesquisa, realizou-se a análise dos dados, colhendo informações das disciplinas relacionadas à tecnologia da informação, por meio do sítio da universidade e projeto pedagógico do curso, desta forma evidenciando no resultado que todas as instituições possuem pelo menos uma disciplina relacionada ao tema e que a UFPE apesenta o melhor desempenho, além disso, também se apurou os resultados com o formulário online, no qual contém 18 questões e procurou saber a importância do tema aos graduandos, como também analisar os conhecimentos básicos que eles possuem sobre o assunto, assim o estudo mostrou que o tema é relevante aos alunos, mas que temas como técnicas antiforenses e tipos de malware precisam de melhor abordagem. De todo modo, o objetivo da pesquisa obteve êxito e conseguiu evidenciar os riscos técnicos que impactam nas atividades contábeis.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRiscos tecnológicospt_BR
dc.subjectCibersegurançapt_BR
dc.subjectCibercrimespt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectInvasões cibernéticaspt_BR
dc.titleRiscos tecnológicos à contabilidade: os impactos do cibercrime na atuação dos profissionais contábeispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1221951406843754pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4947873978185211pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed to identify the technological risks that can impact the performance of accounting activities, thus knowing areas of accounting activity that can help in the fight against cyber crimes and how the theme is addressed to undergraduates and proposed in the curricula of universities. In addition, the relevant risks to accounting and companies were presented, the ways and methods used by criminals to gain access to computers, networks and systems, in addition to also showing essential knowledge for preventing threats. As a methodology, the data collection method was used, through responses to the online questionnaire made available to undergraduate students at the Federal University of Pernambuco (UFPE) through the Google Forms platform and bibliographical research with analysis of the teaching plans of the accounting course in the nine Federal Universities of the Northeast, thus presenting a qualitative and quantitative approach. During the research, data analysis was carried out, collecting information from disciplines related to information technology, through the university website and the course's pedagogical project, thus showing in the result that all institutions have at least one discipline related to the theme and that UFPE has the best performance, in addition, the results were also calculated with the online form, which contains 18 questions and sought to know the importance of the theme to undergraduates, as well as to analyze the basic knowledge they have on the subject , so the study showed that the topic is relevant to students, but that topics such as anti-forensic techniques and types of malware need a better approach. In any case, the objective of the research was successful and managed to highlight the technical risks that impact accounting activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Barbara Hermínia Vila Nova.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons