Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49152
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Lívia Maria Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T12:54:31Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T12:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Lívia Maria Dantas O que canta a drag queen?: limites e disputas em torno da categorização da produção musical de drag queens no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49152 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo central investigar como funciona a música produzida por drag queens no Brasil dentro dos sistemas classificatórios de gêneros musicais. De maneira mais específica, busco tensionar a noção de gênero musical, indicando aspectos extramusicais como igualmente importantes para a categorização da música. A partir da articulação entre teorias dos Estudos de Performances (TAYLOR, 2013) e de gênero musical (FRITH, 1996; BRACKETT, 2003; JANOTTI JR. 2003, 2006; LENA, 2012; FABBRI, 2017; JANOTTI JR. e PEREIRA DE SÁ, 2019), busco debater o gênero musical para além de uma classificação fixa ancorada a determinadas características sonoras e articulando com os escritos da musicóloga Georgina Born (2016) sobre a ideia de que gêneros musicais são capazes de formar universos imaginários, defendo que o que se convencionou a chamar drag music é um rótulo que pode funcionar como um gênero musical por articular experiências sensíveis de cunho identitário e de pertencimento. Assim, aposto no entendimento da drag music enquanto um arranjo sensível e imaginado da música pop que opera dentro de um sistema classificatório, funcionando como gênero musical em determinados contextos que une artistas, fãs e processos produtivos e comerciais em torno de regras que estão em constante mutação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero musical | pt_BR |
dc.subject | Drag music | pt_BR |
dc.subject | Estudos de performance | pt_BR |
dc.subject | Drag queens no Brasil | pt_BR |
dc.title | O que canta a drag queen? : limites e disputas em torno da categorização da produção musical de drag queens no Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2729629951359412 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis’ main objective is to investigate how the music produced by drag queens in Brazil works within the classification systems of musical genres. More specifically, I seek to tension the notion of musical genre, indicating extra-musical aspects as equally important for the categorization of music. Articulating theories of Performance Studies (TAYLOR, 2013) and musical genres (FRITH, 1996; BRACKETT, 2003; JANOTTI JR. 2003, 2006; LENA, 2012; FABBRI, 2017; JANOTTI JR. and PEREIRA DE SÁ , 2019), I seek to debate the musical genre beyond a fixed classification anchored to certain sound characteristics. With the writings of musicologist Georgina Born (2016) on the idea that musical genres are capable of forming imaginary universes I argue that what is called drag music is a label that can function as a musical genre by articulating sensitive experiences of identity and belonging. Thus, I bet on the understanding of drag music as a sensitive and imagined arrangement of pop music that operates within a classification system, functioning as a musical genre in certain contexts that unites artists, fans and productive and commercial processes around rules that are in constant mutation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lívia Maria Dantas Pereira.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons