Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49150

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Márcia Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-02-17T12:06:08Z-
dc.date.available2023-02-17T12:06:08Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Márcia Gonçalves. Meurebento - coletivo de fazedores: uma proposta de inserção da cultura maker em escolas públicas municipais de ensino fundamental do Recife. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49150-
dc.description.abstractEsta tese desponta da preocupação em discutir e refletir sobre a inserção da Cultura Maker em escolas públicas de ensino fundamental do Recife em torno de questões- chave de equidade ao fazer educação. Parte-se do pressuposto de que nem todos os espaços educacionais são, ou deveriam ser, exatamente iguais e que as complexidades desses espaços não poderiam impedir a participação de todos os estudantes em projetos educacionais que se propõem a potencializar a aprendizagem STEM e o desenvolvimento de habilidades Maker. Como aporte teórico, esta tese discute as raízes culturais do Movimento Maker que inspiram o desenvolvimento de metodologias voltadas à educação, a exemplo do Fablab@school criada por Paulo Blikstein (2013); os movimentos educacionais no Brasil sob a ótica Savianni (2018), Libâneo (1984; 1994), Gadotti (2003), e Mizukami (1996) para facilitar a compreensão sobre a influência das abordagens educacionais progressistas, em especial, da educação experiencial de Dewey (1959; 1980) e a pedagogia crítica-emancipatória de Freire (1971;1986; 1968; 1991; 1993; 2000) que, aliadas à teoria de aprendizagem construcionista de Papert (1980;1991;2000), consubstanciam o conceito de Cultura Maker na educação; e, por fim, concepções de aprendizagem Maker que envolvem Educação em Design (BAYES, 2010) e construção de artefatos como essenciais para desenvolver a imaginação e habilidades de modelagem para que os estudantes experenciem tirar os projetos do papel e fazê-los acontecerem em seus espaços sociais. Portanto, este estudo trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Quanto aos objetivos tem finalidade exploratória e descritiva, por ter como foco a apresentação de conceitos e a correlação entre eles e o corpus da pesquisa, recorrendo a Análise Temática Reflexiva (AT) na perspectiva de Braun e Clarke (2006; 2013; 2017). Os procedimentos metodológicos foram estruturados pelo método Design Research Methodology – DRM. Diante do desenho metodológico, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre Cultura Maker na perspectiva de mapear estratégias de inserção em escolas do ensino fundamental, bem como potencialidades e dificuldades identificadas na prática. De posse dos dados, procurou-se analisar o post mortem do Projeto Jornada Maker 2019, com base nas narrativas de professores(as) que atuam com projetos de tecnologias na educação na Rede Municipal do Recife e assim levantar premissas para a inserção de um projeto Maker na escola, que poderão implicar na transformação destes espaços. Como resultado e contribuição da pesquisa, a tese apresenta uma proposta de inserção da Cultura Maker na escola denominada MeuRebento, considerando que a Cultura Maker na escola é um movimento social que deve ser efetivado pelos próprios estudantes, levando-os a atuar como empreendedores ao agregar valor social aos projetos escolares. Assim sendo, o protagonismo estudantil é fundamental para estabelecer vínculos entre a escola e o que acontece fora dela, abarcando questões sociais e políticas presentes no cotidiano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura makerpt_BR
dc.subjectMovimento makerpt_BR
dc.subjectEducação em designpt_BR
dc.subjectEquidade na educaçãopt_BR
dc.titleMeurebento - coletivo de fazedores : uma proposta de inserção da cultura maker em escolas públicas municipais de ensino fundamental do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7247070847661694pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis stems from the concern to discuss and reflect on the insertion of the Maker Culture in public elementary schools in Recife, around key issues of equity in education. It starts from the assumption that not all educational spaces are, or should be, exactly the same and that the complexities of these spaces could not prevent the participation of all students in educational projects that propose to enhance STEM learning and the development of Maker skills. As a theoretical contribution, this thesis discusses the cultural roots of the Maker Movement that inspire the development of methodologies focused on education, such as Fablab@school created by Paulo Blikstein (2013); educational movements in Brazil from the perspective of Savianni (2018), Libâneo (1984; 1994), Gadotti (2003), and Mizukami (1996) to facilitate understanding of the influence of progressive educational approaches, in particular, Dewey's experiential education (1959; 1980) and Freire's critical-emancipatory pedagogy (1971;1986; 1968; 1991; 1993; 2000) which, together with Papert's constructionist learning theory (1980; 1991; 2000) consubstantiate the concept of Maker Culture in education; and finally, Maker learning concepts that involve Design Education (BAYES, 2010) and the construction of artifacts as essential to develop imagination and modeling skills so that students experience taking projects off paper and making them happen in their spaces social. Therefore, this study is an applied research, with a qualitative approach, of the action-research type. As for the objectives, it has an exploratory and descriptive purpose, as it focuses on the presentation of concepts and the correlation between them and the research corpus, using Reflective Thematic Analysis (TA) from the perspective of Braun and Clarke (2006; 2013; 2017). The methodological procedures were structured by the Design Research Methodology – DRM method. In view of the methodological design, a Systematic Literature Review (RSL) was carried out on Maker Culture with a view to mapping insertion strategies in elementary schools, as well as potentialities and difficulties identified in practice. With the data in hand, an attempt was made to analyze the post mortem of the Jornada Maker 2019 Project based on the narratives of teachers who work with technology projects in education in the Municipal Network of Recife and thus raise premises for the insertion of a Maker project at school, which may imply the transformation of these spaces. As a result and contribution of the research, the thesis presents a proposal for insertion of the Maker Culture in the school called MeuRebento, considering that the Maker Culture in the school is a social movement that must be carried out by the students themselves, leading them to act as entrepreneurs by adding social value to school projects. Therefore, student protagonism is essential to establish links between the school and what happens outside it, covering social and political issues present in everyday life.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Márcia Gonçalves Nogueira.pdf4,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons